quarta-feira, 31 de julho de 2013

TAM demitirá até mil funcionários para contornar alta de custos

A TAM pretende demitir até mil empregados como tentativa para contornar as pressões de custos provocadas pela alta do dólar e do combustível.

O anúncio foi feito após a reunião da empresa com o Sindicato Nacional dos Aeronautas nesta terça-feira (30).

O ajuste ocorrerá sobretudo na tripulação (pilotos, copilotos e comissários). A empresa tem hoje 29.500 funcionários.

Em comunicado, a companhia explica que o ajuste é consequência da redução da oferta de voos em 12% para fazer frente ao impacto dos custos. A mudança, diz, vai adequar o quadro de funcionários à já reduzida operação em vigor e não afetará os voos programados.
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
Funcionários da TAM protestam no aeroporto de Congonhas (SP) contra demissões na companhia
Funcionários da TAM protestam no aeroporto de Congonhas (SP) contra demissões na companhia
Depois de uma década de forte expansão, o setor aéreo passa por dificuldades, já que a demanda não cresce na mesma velocidade que a de anos anteriores. Além disso, devido aos custos em moeda estrangeira, as companhias áreas foram fortemente impactadas pela recente alta do câmbio.

Uma solução buscada pelas aéreas foi reduzir a oferta, com o intuito de aumentar a taxa de ocupação (proporção de assentos com passageiros) dos voos e reduzir os prejuízos que, em 2012, foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de 272% em relação ao ano anterior.

PROTESTO

Cerca de 300 tripulantes da Tam, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, fizeram protesto no aeroporto de Congonhas cerca de 15h30 contra as demissões da empresa e pedindo medidas do governo para o setor.

Em reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a empresa se comprometeu com um plano para reduzir o impacto das demissões, segundo o presidente Marcelo Ceriotti.
O mais provável é que seja organizado um programa de demissão voluntária.
.
Ceriotti acredita que quem for demitido não conseguirá outra colocação no mercado brasileiro, já que o setor aéreo do país se encontra em retração.

"É uma mão de obra muito qualificada que não consegue encontrar emprego no mercado nacional", afirma. Segundo ele, o sindicato está em contato com empresas estrangeiras para mediar processo seletivos em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário