A hotel.info, serviço de reservas online que disponibiliza vagas em 250 mil hotéis em todo o mundo, ampliou o portfólio de hotéis adaptados às necessidades dos turistas com deficiências. O portal (www.hotel.info) agora também disponibiliza vagas no Hotel Villa Bella de Gramado, reconhecido pelo mercado - e também por sites conceituados como o blog Turismo Adaptado, criado pelo consultor Ricardo Shimosakai - como um verdadeiro hotel-conceito no que diz respeito à atenção e à estrutura oferecida para esse público específico.
“Temos como objetivo oferecer mais do que apenas preços menores aos turistas e executivos que utilizam o nosso portal“, destaca Bruno Conceição, Líder da Equipe de Hotéis da hotel.info. “Queremos atender as demandas dos mais diferentes tipos de público, inclusive, evidentemente, as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida“.
Para isso, a hotel.info desenvolveu uma ferramenta extremamente amigável para auxiliar na triagem dos detalhes desejados em cada tipo de estabelecimento. “Basta acessar o site www.hotel.info , disponível em 38 idiomas, selecionar a `busca avançada` e clicar em `quartos para deficientes`, explica Bruno Conceição. “Depois, é só marcar as características desejadas e deixar a ferramenta buscar e apresentar os estabelecimentos que podem atender a seleção feita“.
Os verdadeiros “hotéis adaptados“
Entre os hotéis adaptados já disponíveis no mercado, o Villa Bella, que passou a integrar o portfólio da hotel.info, se destaca não só pelos itens oferecidos às pessoas com deficiências como também pelos cuidados com os serviços e atenção proporcionados. Esse fator, segundo o diretor do blog Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai, é um dos mais importantes para os estabelecimentos que pretendem efetivamente atender esse público especial e que cresce cada vez mais - só nos EUA, como lembra Shimosakai, o mercado de turismo para deficientes movimenta anualmente cerca de US$ 14 bilhões.
“Assim como entre as pessoas sem deficiências aparentes, há muitas diferenças entre as pessoas com deficiências. Além de uma estrutura física do local de hospedagem, e de uma política de recepção ao hóspede isenta de preconceitos, é fundamental um trabalho de conscientização dos funcionários para as tarefas do dia a dia, para poder atender cada tipo de cliente”, salienta Shimosakai. Um exemplo simples é o da camareira que tira os objetos do deficiente visual do lugar em que ele os colocou e “organiza” os pertences no quarto. “Aí é que ele vai ficar completamente perdido”, afirma. Um outro problema, estrutural, bastante comum, é que a simples retirada de degraus dos ambientes não garante a passagem segura de cadeiras de rodas, já que “existem modelos de vários tipos e tamanhos“.
Selo de qualidade
Para destacar hotéis que, como o Vila Bella de Gramado, o mais novo integrante do portfólio de hotéis adaptados da hotel.info, estão investindo no atendimento adequado às pessoas com deficiências, Ricardo Shimosakai está desenvolvendo um selo de qualidade que vai chamar a atenção para itens que se tornam os verdadeiros responsáveis pela “imobilidade” dos deficientes.
“Temos direito à autonomia e privacidade usufruídas por qualquer hóspede”, afirma. Ele quer combater, entre outras situações constrangedoras, “mas infelizmente muito comuns”, a existência de banheiros com degraus e portas estreitas, sem equipamentos próprios para tomar banho. “Em geral os hotéis colocam simplesmente uma cadeira que pode tomar água ao invés da apropriada cadeira de rodas para o banho, com braços articulados e rodas grandes para locomoção”, explica. Segundo Shimosakai, iniciativas como o selo de qualidade podem ajudar os proprietários de hotéis e pousadas a atrair os cerca de 45 milhões de potenciais turistas brasileiros com deficiência. “Estima-se que no mundo haja 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência”, analisa.
Para conhecer melhor os cuidados e conforto oferecidos pelos hotéis aos hóspedes – com ou sem algum tipo de deficiência – basta acessar www.hotel.info . Além de poder reservar diretamente sua hospedagem, a preços especiais, o turista vai encontrar também outras opções de hotéis acessíveis, através de uma ferramenta de uso amigável, que permite selecionar as características desejadas nos estabelecimentos.
ascom Eliana Martinelli
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