quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Festival Internacional do Camarão da Costa Negra em Acaraú (CE)

O cenário é de rara beleza e se distribui por quatro municípios do litoral Oeste do Ceará - Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Inseridos no Vale do Acaraú, a 240 quilômetros de Fortaleza, os municípios ganharam a denominação de Costa Negra por terem solo escuro, formado por nutrientes especiais e recursos naturais da areia e da vegetação. Estas características tornaram a área a melhor do Estado para a produção de camarões. O percurso convida ao turismo e a saborear uma gastronomia diferenciada, onde o camarão, em receitas variadas, é o prato principal.

Durante o festival, o público terá a chance de saborear diversos pratos à base de camarão, com receitas preparadas por chefs de restaurantes do Ceará com aprovação de chefs internacionais presentes ao evento fotos: FABIANE DE PAULA / arquivo dn

Empreendedor por excelência, o presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), empresário Livino Sales, idealizou um futuro diferente para a região, que carece de uma maior priorização governamental. Sales está fazendo a sua parte ao criar e cristalizar o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra no calendário de eventos do Ceará.

Com a realização do evento, Sales busca mostrar ao Brasil e ao mundo a potencialidade da região para produzir um camarão diferenciado, de qualidade. Com isto, ele pretende desenvolver o turismo, que favorece a criação de emprego e renda.

Sales faz sua aposta: "O Festival Internacional do Camarão vai se transformar no maior do mundo versando sobre o crustáceo, tanto na parte técnica como na gastronomia". A partir da primeira edição, o evento já ganhou forma e importância, contribuindo para os negócios e o turismo na Costa Negra. O público-alvo são pessoas do Brasil e do exterior.
Este ano, o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra terá uma programação ampla, com três momentos distintos. Haverá o V Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, com palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas; e o I seminário Internacional de Indicações Geográficas da Costa Negra.

Mas, o momento mais intenso e interativo será o Grand Shrimp Festival, que terá a participação de renomados chefs de cozinha nacionais e internacionais, que participarão de work-shops e de concurso de gastronomia. A programação inclui, ainda, shows de grandes nomes da música brasileira. Outras atividades previstas são palestras técnicas, mesas-redondas, oficinas e painéis sobre temas relacionados à carcinicultura, julgamento de pratos preparados à base do crustáceo pelos chefs convidados para o evento e har-monização com vinhos e outros ingredientes.

Também estão previstos cursos rápidos e workshop gastronômico, bem como a entrega do Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2013. A programação técnico-cientifica propiciará a discussão de temas como larvicultura, engorda de camarão, boas práticas de manejo, sanidade pesqueira, legislação ambiental e produtos de origem. O agrônomo Antônio Bezerra Peixoto coordena essa área do festival. O evento é organizado pela Prática Eventos, com equipe chefiada pela diretora Enid Câmara. A expectativa de público é de 15 mil pessoas.

Roteiro turístico

O festival contará com programação diversificada, mas não faltará tempo livre para conhecer a Costa Negra. A principal cidade da região é a centenária Acaraú. Os casarões antigos preservados e a igreja matriz são duas das atrações do destino, que também abriga belas praias, como Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado, Volta do Rio e Coroa Grande.

Itarema tem como principal atrativo histórico-arquitetôni-co a resistente Igreja de Almofala. Mas, se destaca no turismo pelas suas belas praias,mangues e a unidade do Projeto Tamar. Dentre os recantos costeiros do município estão as praias Mulheres de Areia, Porto dos Barcos, Torrões, Enseada dos Patos, Farol e Guajiru. Pequenas pousadas e barracas rústicas à beira-mar fazem o receptivo dos turistas.

A pequena Cruz tem como maior atrativo a praia do Preá, com 20 quilômetros de extensão e considerada um ponto privilegiado para a prática de esportes náuticos, em especial kitesurfe. A praia também abriga meios de hospedagem diferenciados, com a proposta de fazer o hóspede revigorar, descansar e sentir a natureza.

Não muito distante fica Jericoacoara, considerada a praia mais bonita do Ceará, além de ser Área de Proteção Ambiental (APA) e Parque Nacional. O cenário é paradisíaco, reunindo mar de águas límpidas, dunas, serrotes, mangues e lagoas. Na vila, sem iluminação pública, proliferam hotéis e pousadas simples e luxuosos, restaurantes com culinária variada e bares animados.

Mais informações

Festival Internacional do Camarão da Costa NegraPeríodo: 14 a 16/11
Local: Fazenda Cacimbas - Acaraú-CE
Organização: Prática Eventos - (85) 3433-7684/3433-7684 


fonte: http://diariodonordeste.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário