quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Roteiros de Charme são Top Sustentabilidade Braztoa

Eventos , Maria Beatriz Prado, dos Roteiros de Charme, ao lado de Marco Ferraz, da Braztoa
Maria Beatriz Prado, dos Roteiros de Charme, ao lado de Marco Ferraz, da Braztoa
Braztoa realizou na noite de ontem em São Paulo a segunda edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que teve como destaque os Roteiros de Charme, na categoria “Top Sustentabilidade”, a mais alta da premiação, que foi conferida pelos códigos de ética e de conduta ambiental utilizados por seus membros. “São códigos que podem ser utilizados em qualquer meio de hospedagem”, afirma Maria Beatriz Prado, gerente da Fazenda Capoava (SP), associada dos Roteiros de Charme.

De acordo com o presidente da entidade, Marco Ferraz, a premiação é importante porque atesta a responsabilidade do turismo no campo da responsabilidade socioeconômica. Ele também ressaltou que o turismo sustentável não é, necessariamente, mais caro do que o convencional. “Há casos em que são mais caros, sim, mas buscamos também apresentar as iniciativas em que os preços não destoam tanto dos demais pacotes.”

A diretora socioambiental da Braztoa, Andrea Leone, acredita que a iniciativa da Braztoa, mesmo em sua segunda edição, já começa a ganhar corpo. “Nesta edição, o evento vem renovado e com novas categorias, para abranger uma parcela maior do trade”, explicou. Andrea disse também que não basta olhar somente para si próprio. “É necessário expandir boas práticas para toda a cadeia de turismo.”

A terceira edição do prêmio da Braztoa, que será realizada no próximo ano, terá uma aproximação maior com o público final. “Vamos incentivar o público a procurar, entre os nossos associados, as empresas que apresentam as melhores práticas de sustentabilidade”, disse Ferraz.

PREMIAÇÃO
Evento sustentável que é, a premiação teve o Sele Evento Neutro Verde, da Eccaplan, que quantificou a quantidade de carbono emitido para sua realização e que vai compensá-lo com apoio financeiro ao projeto socioambiental Floresta Santa Maria, na Amazônia, ação supervisionada pela Rainforest Alliance, organização dedicada à preservação de florestas tropicais.

Todos os finalistas receberam um troféu ecologicamente correto, com madeira certificada. Confira na lista abaixo quem são eles e suas respectivas colocações, resultantes de um trabalho realizado por um júri que conta com mais de 14 profissionais ligados ao turismo, entre os quais, a diretora de Marketing da PANROTAS, Heloisa Prass.

ASSOCIADOS BRAZTOA
Canadá Turismo (finalista)
Nascimento (finalista)
New Age (3º lugar)
CVC (2º lugar)
Agaxtur (1º lugar)

PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Idestur (finalista)
Ilhabela-SP (finalista)
Empetur (3º lugar)
Garaupa (2º lugar)
Roteiros de Charme (1º lugar)

PARCEIROS DO TRADE
Flor de Aragonitas Artes (finalista)
Múltiplus Restaurante (finalista)
Raízes (3º lugar)
Recanto Ecológico Rio da Prata-MS (2º lugar)
Aoka – que promove ações sociais (1º lugar)

AGÊNCIAS DE VIAGENS
Academia Master (finalista)
Babylon Búzios (finalista)
Livre Mundi (3º lugar)
Rota da Iguna (2º lugar)
Andarilhos da Luz (1º lugar)

MEIOS DE HOSPEDAGEM
Campo dos Sonhos (finalista)
Rio Quente Resorts (finalista)
Blumenberg – grande campeão da edição passada (3º lugar)
Eko Residence (2º lugar)
Accor (1º lugar)

TOP SUSTENTABILIDADE
Roteiros de Charme
.

Confira fotos do evento aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário