domingo, 29 de dezembro de 2013

Abear transporta 96% de órgãos em novembro

De acordo com dados da Central Nacional do Transplante, do Ministério da Saúde, empresas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), - Avianca, Azul, Gol e Tam -, transportaram 96% dos órgãos e tecidos em novembro, em 367 voos domésticos. O índice representa um crescimento de 2% no número total de voos e 6,25% no volume de órgãos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

"Essa evolução é resultado dos investimentos em capacitação e tecnologia, e do trabalho em conjunto entre o setor aéreo e os órgãos de saúde. A operação exige uma logística complexa e o desafio daaviação é viabilizá-la em média de quatro horas - tempo de vida útil do órgão nas melhores condições de transporte. Em um País com dimensões continentais como o Brasil, utilizar a malha aérea para essa finalidade é a solução", explica o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

DADOS
De janeiro a novembro deste ano, incluindo a via terrestre, foram transportados 6.369 órgãos. As quatro associadas da Abear já foram responsáveis pelo deslocamento de 6.110 deles, ou 95% do total, em 4.122 voos. Em 2012 foram transportados 3.514 órgãos de um volume total de 24.473 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário