A execução das obras do projeto do Terminal do Aeroporto de Teresina será objeto de discussão em Audiência Pública, na próxima segunda-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h. Foram convidados autoridades do Governo do Estado, o prefeito Firmino Filho, representantes da OAB-PI, deputados federais, senadores, membros da Infraero e do Sindicato dos Construtores do Piauí.
O requerimento é do deputado Evaldo Gomes (PTC) e o encontro foi solicitado pela deputada Rejane Dias (PT), presidente da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica.
O projeto do novo terminal compreende a ampliação do pátio das aeronaves e ponte de embarque. O deputado explicou que “o objetivo principal, é fazer com que as obras do aeroporto de Teresina promova o menor impacto social com a desapropriação de residências naquela região”.
O investimento previsto para a obra é da ordem de R$ 619 milhões do orçamento da União. Representantes da Infraero justificam que sem as desapropriações não será possível a reforma do aeroporto. Depois da conclusão do serviço a capacidade do aeroporto será ampliada para três milhões de passageiros/ano, até 2029.
A área a ser desapropriada compreende 30 mil metros quadrados. Está previsto a construção de 12 pontes para aeronaves e mais 18 mil metros quadrados de estacionamento. Estudos confirmam que a capacidade de passageiros para 5 milhões por ano, daria uma sobrevida ao aeroporto até 2040. O investimento para desapropriação será da ordem de R$ 750 milhões, para uma área de 343 mil metros quadrados. Em 2009, passaram pelo aeroporto 577 mil passageiros. O empreendimento já tem licença prévia ambiental.
fonte: www.cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário