domingo, 18 de maio de 2014

ABRASEL PARTICIPA DO DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para reafirmar a importância do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado em 18 de maio, a Abrasel juntamente com a Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte promoverá ação de mobilização com empresários, profissionais e clientes de bares e restaurantes da capital mineira.
Neste dia, toda a equipe de atendimento de 18 restaurantes de BH vestirá literalmente a camisa da campanha e distribuirá para os clientes bolachas de chope, folderes e marcadores de livros referentes a esta temática. A clientela terá acesso ainda a informações relevantes para combater e enfrentar o abuso e exploração sexual de jovens. Os estabelecimentos participantes desta ação são: Ah Bon! unidades Lourdes, Savassi, Diamond e BH Shopping; Eddie Fine Burgers; Rima dos Sabores; Estação Parada do Cardoso; Adriano Imperador da Cerveja; Restaurante e Pizzaria do Índio; Boi Vindo; Chef Túlio Internacional Butikim; Cafeteria da Fazenda; Maria das Tranças – São Francisco e Savassi; Don Pasquale, Saatore Ristorante, Paracone e Via Geraes.
A Abrasel MG integra a Comissão Operativa Local do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) e tem compromisso firmado de difundir as ações deste programa através da conscientização dos empresários quanto à importância de ações concretas no sentido de erradicar a violência física e sexual e exterminar o trabalho e a venda de bebidas para crianças e adolescentes. Além destas medidas, a entidade dissemina o “Manual de Boas Práticas para o setor de alimentação fora do lar”.
Para a técnica do PAIR da Coordenadoria Municipal dos Direitos Humanos de Belo Horizonte, Célia Carvalho Nahas, é fundamental que todos os segmentos da sociedade, tanto na esfera pública como privada, se engajem no direito de defesa das crianças e jovens. Em relação à ação que será realizada pela Abrasel, Célia afirma que a associação como um órgão relevante para a sociedade consegue pautar e orientar a população sobre atitudes e práticas que evitem o abuso e a exploração de crianças, além de permitir mais visibilidade a esta temática.
O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. 
Várias pessoas acompanharam o desenrolar do caso, porém poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da população em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
A mensagem que o dia 18 de Maio carrega consigo, desde que foi instituído, não deve cair no esquecimento nos demais dia do ano. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes deve ocorrer continuamente. Como membros da sociedade brasileira, é nosso dever quebrarmos o silêncio, tendo em mente que da mesma forma que os crimes ocorrem diariamente, nossas ações de combate também devem ser diárias.
ascom Kamilla Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário