sábado, 31 de maio de 2014

Salipi é aberto e homenageia o teatrólogo Gomes Campos em Teresina

Com a presença do prefeito de Teresina, de personalidades culturais e do público, foi lançado na noite de ontem (30) no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí - UFPi, a 12ª edição do Salão do Livro do Piauí - SALIPI. O Salipi 2014 que tem como tema " Quem não lê não vê " homenageia o Teatrólogo piauiense José Gomes Campos e lembra ainda o centenário de morte de Augusto do Anjos.
" Na UFPI o Salão conta com um espaço amplo, com estacionamento, segurança, um espaço mais ameno, com muitas sombras e aqui todo o público vai poder vivenciar o livro e a leitura de uma forma ainda mais prazerosa", destaca Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote - entidade realizadora do evento.
A Vice-reitora da UFPI, Prof. Drª. Nadir Nogueira, se disse honrada e muito feliz com esse novo momento de união entre o Salão do Livro do Piauí e a Universidade. “É um desafio agradável. As atividades do Salipi têm compromisso social, assim como as da UFPI, que é formar cidadãos através da leitura, fazer pensar e traduzir o que é aprendido em ações”, comemorou.
Na solenidade o prefeito Firmino Filho destacou a importância do Salipi para Teresina. " O Salipi , já virou tradição para a cultura e educação da nossa cidade. Nós temos que celebrar essas boas tradições que são construídas pelo trabalho de sonhadores, pessoas apaixonadas e comprometidas com a cultura e o livro ". E acrescentou: " A sustentação financeira do Salão deve passar por um compromisso maior, os recursos da Prefeitura deverão ser inclusive garantido no próprio orçamento municipal. "
Paralelo ao Salão, ocorre o Seminário Língua Viva, que está na 17ª edição. Nele serão apresentadas palestras de grandes nomes do universo acadêmico e cultural. Estão confirmados os autores Fabrício Carpinejar (RS), Laurentino Gomes(PR), Alexis Levitin (EUA), Sheryl Saint Germain (EUA) e vários outros palestrantes.
abertura 1.jpg
O Bate-Papo literário inicia suas atividades neste sábado (31), ás 16hs com a participação do poeta Thiago E, Aristides Oliveira e Demetrios Galvão falando da revista Acrobata.
abertura 2.jpg
O Salipi segue até domingo, 08 de junho, e conta também apresentações musicais que serão realizadas no Espaço Cultural Noé Mendes com o palco Marcus Peixoto, a partir das 18h30. A programação completa está disponível no site oficial do Salipi (www.salipi.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário