sábado, 16 de agosto de 2014

Aos 162 anos, Teresina oferece belezas naturais e cresce em ritmo acelerado

Fotos Wilson Nanaia
Teresina completa 162 anos e se destaca por sua cultura e belezas naturais. Banhada por dois rios, o Poty e o Parnaíba, que foram peças fundamentais para o desenvolvimento da capital, que sofreu várias mudanças desde a sua fundação, em 16 de agosto de 1852.


























Vista aérea do encontro dos rios Poti e Parnaíba

A cidade cresce em ritmo acelerado, no que diz respeito ao surgimento de novos bairros e ao aumento populacional. Para se ter uma ideia, ao longo de uma década a população de Teresina teve um crescimento absoluto de quase cem mil habitantes, segundo dados do IBGE, um aumento de 12,14% no período considerado.

Teresina foi a primeira capital a ser planejada, tendo como marco zero a igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. Diante de processos migratórios, a expansão de Teresina só ocorreu no século XX, meados na década de 1950.


























Vista aérea das casas do bairro Poty Velho

Para Cleiton Amaral, historiador e escritor, cada zona de Teresina teve um processo de crescimento diferenciado. “A zona leste se expandiu por meio de fazendas, que lá se encontravam e foi o ponto inicial para o crescimento da zona. A sul e sudeste se expandiram por meio dos conjuntos habitacionais. Já a zona norte foi o ponto inicial da capital”, afirma o historiador. 

























Vista da ponte Estaiada Mestre Isidoro França

O verde exuberante da vegetação Teresinense motivou o escritor maranhense Coelho Neto a denominar a capital como “Cidade Verde”. Estas áreas verdes são mantidas e seu uso regulamentado por legislação específica, o que lhe confere 271 praças, com vegetações preservadas, 34 parque ambientais, o Parque zoobotânico, que conta com 137 hectares de fauna e flora local. 

























Vista aérea do Parque Potycanana

Além dessas riquezas, Teresina oferece aos moradores e visitantes, pontos características da cidade, onde se destacam o Encontro dos Rios, a Ponte Estaiada, que oferece uma visão privilegiada de Teresina, a Potycabana, já consagrada como um ponto de lazer familiar dos Teresinenses. 

























Vista aérea da Igreja São Benedito

É por esses e outros pontos que Teresina completa 162 anos e quem ganha são os teresinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário