terça-feira, 5 de agosto de 2014

Diagnóstico apontará viabilidade turística de unidades de conservação em Rondônia

O superintendente de Turismo do Estado Júlio Olivar recebeu em seu gabinete, consultores do consócio  Greentec / Mapsmut contratado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente que estão em Rondônia para  realizar um diagnóstico ambiental  das Unidades de Conservação Federal.

 Na oportunidade, o titular da Setur foi entrevistado pela turismóloga Ana Gabriela Fontoura sobre a realidade do turismo local, tendo em vista que o trabalho visa fazer um levantamento nas unidades de conservação para uso público com atividades turística, educacional e cientifica. 

Segundo ela, consultores estão realizando o levantamento nas 11  unidades na área de influência da BR 319 que liga Manaus ao Estado de Rondônia. No território rondoniense estão localizadas as unidades Parque Nacional Mapinguari, Estação Ecológica Cuniã e Reserva Extrativista Pacaás Novos. 

Esse estudo, na opinião do superintendente de Turismo, chega num momento oportuno, tendo em vista que o Governo do Estado está desenvolvendo ações  que visam justamente garantir o turismo sustentável em locais ainda inexplorados.

 “No mês passado, uma equipe de técnicos da Setur e da Secretaria de  Desenvolvimento passou uma semana  na Reserva Estadual Extrativista Pakaas Novos em Guajará – mirim, realizando um levantamento de viabilidade turística”, informou Olivar. 

A turismóloga  Ana Gabriela Fontoura que é do Pará está em Rondônia desde o dia 20 de junho e permanece na região até o dia 12 de agosto. Ela pertence à equipe responsável pela pesquisa sobre uso turismo uso público que e formada ainda pelo técnico da área de Turismo Gelderson Pinheiro também do Pará e Elson Portela que atua em Porto Velho como analista ambiental do Instituto Chico Mendes.

O levantamento visa obter informações das unidades de conservação em sete áreas que são: vegetação, meio físico, ictiofauna (peixe), mastofauna (mamífero), avifauna (aves), herpeto (répteis e anfíbios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário