domingo, 2 de novembro de 2014

Espetáculos natalinos atraem turistas à Região Sul

O espírito natalino já está rondando os destinos da serra no Rio Grande do Sul, especialmente Gramado e Canela, que se transformam em cenários encantadores aos turistas. Pelas ruas, Papai Noel desfila no trenó com suas renas e seus ajudantes. Espetáculos a céu aberto com fogos de artificio terão início, a partir deste final de semana, nas duas cidades, com os festejos do Natal Luz e o Sonho de Natal.

Os pinheiros naturais são decorados como árvores de natal. As avenidas e praças são ornamentadas e sonorizadas. Cânticos natalinos acontecem às margens dos lagos. Nos teatros, entre os shows de luzes, brinquedos gigantes passam a ser os principais protagonistas da peça, uma forma lúdica de atrair as crianças.

Os eventos temáticos são um dos principais atrativos para impulsionar o turismo de Gramado e Canela.  Entre novembro a janeiro, as programações atraem os turistas e também geram emprego e renda as comunidades locais. A estimativa é de que sejam gerados cerca de três mil empregos diretos e indiretos nos dois municípios gaúchos, segundo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Além disso, são esperados 1,5 milhão de visitantes nas cidades - um aumento 25% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

Durante os 70 dias de festividades, pelo menos 300 mil expectadores devem assistir às de atrações em Gramado. Os turistas de São Paulo e Rio de Janeiro foram os que mais compraram os ingressos para assistir ao Natal Luz nesta temporada, segundo a informações da organização do evento. Já de acordo com a representante do Sonho de Natal, em Canela, 70% dos ingressos foram vendidos até o momento e a estimativa é movimentar 75% da economia local.

Apenas sete quilômetros separam as cidades de Gramado de Canela. É possível ir de carro, ônibus, bicicleta ou até caminhando, dependendo da disposição do viajante. Além de prestigiar os eventos natalinos, o turista pode contemplar outras atrações.

A parada obrigatória em Canela, é o Parque do Caracol. Lá está a maior cachoeira do estado, com 131 metros de queda. A paisagem pode ser apreciada de um mirante ou da parte mais baixa, 927 degraus abaixo, a partir das escadarias localizadas no parque.
Em Gramado, o visitante pode conhecer museus de cera e de mini réplicas de construções da arquitetura europeia, patinar no parque de gelo com neve artificial, andar de pedalinho no Lago Negro, passear pelos bosques, ir à um castelo medieval ou a casa de colonos. A cidade também tem roteiros de turismo rural. No intervalo dos passeios, os turistas ainda têm como opção degustar os chocolates fabricados na região e gastronomia local, ou ainda tomar um delicioso café colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário