domingo, 30 de novembro de 2014

Inauguração de árvore de Natal leva milhares de pessoas à Lagoa

Foto: Marcio Alves/Ag. O Globo© Foto: Marcio Alves/Ag. O Globo Foto: Marcio Alves/Ag. O Globo
RIO — O público começa a chegar ao Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, para a inauguração da 19ª edição da árvore de Natal flutuante, que acontece na noite deste sábado. O tempo está fechado na região, mas não chove. O trânsito segue tranquilo na saída do túnel Rebouças e nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa. Viaturas da Guarda Municipal e agentes a pé fazem o patrulhamento da região, onde o estacionamento foi proibido. Policiais militares também estão de prontidão. A previsão dos organizadores é que cerca de cem mil pessoas se reúnam na orla da Lagoa para o evento, que este ano tem o tema “Um Natal de Luz”.
Três jovens se machucaram, no início da noite deste sábado, quando um deque de concreto da Lagoa Rodrigo de Freitas desabou parcialmente na altura da Rua Garcia d’Ávila, em Ipanema. Os jovens são do município de Miguel Pereira, no Centro-Sul fluminense, e estão no Rio para a festa de inauguração da árvore flutuante da Lagoa. Eles foram retirados da água por policiais militares e populares. E estão sendo atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o mecânico Arnaldo Machado, de 38 anos, que estava com o trio, eles subiram no deque por volta das 19h, para ver melhor a árvore flutuante, que será inaugurada daqui a pouco. Arnaldo afirma que não havia qualquer tipo de alerta de riscos no local. Eles pretendiam se sentar na beira da água, para admirar a festa, quando parte do piso ruiu, fazendo com que as vítimas caíssem de uma altura de cerca de dois metros.
As vítimas são a mulher Arnaldo, Ivana Carvalho, de 37 anos; a irmã do mecânico, Adriana Machado, de 28 anos; e o marido desta, Levi Henrique de Souza, de 27 anos. As moças tiveram arranhões nas pernas e nos braços e o rapaz, nas costas. Os três também machucaram os pés.
— Não tinha nenhum tipo de sinalização alertando para o perigo. Subimos no deque e o piso caiu. Eles ficaram imprensados entre a calçada e parte do deque, por isso ficaram muito arranhados. A nossa visita ao Rio virou um transtorno. Isso não pode ficar impune.
Apesar do incidente, o clima foi de tranquilidade.
Famílias inteiras já se encontram na área da festa. Muitos ostentam chapeuzinhos natalinos, distribuídos pela organização do evento. A aposentada Marlene Santoro, de 70 anos, que foi à Lagoa com duas amigas, chegou ao local às 17h30m, para garantir lugar nas cadeiras em frente ao palco onde ocorrerão os shows. Ela disse que acompanha a árvore da Lagoa desde o primeiro ano em que foi criada.
— Sempre fico emocionada no momento em que a estrutura é acesa. Gosto muito de ver o show da Simone e do coral, que são sempre muito bons. Essa é uma oportunidade de aproveitar programas ao ar livre na cidade, que é linda.
A turista do Pará, Zuma Santos, de 64 anos, também está prestigiando a festa na Lagoa.
— Eu procuro vir sempre ao Rio nessa época para poder ver a árvore, porque acho incrível o espetáculo.
INAUGURAÇÃO TERÁ MUSICAL E SHOWS
A cerimônia de inauguração da Árvore da Lagoa, neste sábado, contará com a participação da cantora Simone, da Família Lima, do Coral da Fundação Bradesco e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Uma releitura do espetáculo “Elis, a musical” também será apresentada ao público pelos atores Claudo Lins e Laila Garin. As atrações serão transmitidas em tempo real pelo site do evento.
Tradicional marco natalino para os cariocas, a Árvore da Lagoa chega à sua 19ª edição este ano, sob o tema “Um Natal de luz”. Não por acaso, 3,1 milhões de microlâmpadas, 2.150 estroboscópios, 120 quilômetros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, compõem a cenografia deste ano, assinada por Abel Ramos. Considerada a maior árvore de Natal flutuante, ela tem 85 metros de altura - o equivalente a um edifício de 28 andares - e 542 toneladas.
O som de sinos será reproduzido por um carrilhão eletrônico importado da Itália. Depois da inauguração e até 6 de janeiro, a 19ª Árvore de Natal da Lagoa ficará acesa das 19h30m às 2h. Às sextas e sábados, o horário será estendido até as 3h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário