quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Status match, status challenge e nomination: dicas valiosas para obter status elite em diferentes programas de fidelidade

Quer conhecer meios inteligentes mas pouco convencionais para ampliar seu status de membro em diferentes programas de fidelidade ou se tornar um membro elite antes mesmo de utilizar o serviço da empresa aérea ou da rede de hotéis? Saiba como neste post.
Status Match é uma equivalência de status em programas de fidelidade de diferentes empresas, redes ou alianças. É a maneira que as empresas encontram para conquistar clientes de nível elite de seus concorrentes ou de ampliar sua base de fidelizados através da oferta de status para clientes de empresas de outras indústrias. Funciona não apenas com empresas aéreas, mas também com redes de hotéis e locadoras de automóveis. Exemplos praticados recentemente no Brasil: (1) Clientes TAM Fidelidade Cartão Azul, Vermelho ou Black puderam obter status equivalente na Avianca Brasil, United, Air Canada, Turkish, TAP ou Singapore, quando a TAM se juntou à aliança da  Oneworld; (2) clientes Itaú Personnalité foram convidados para receber o nível Platinum do Le Club, programa de fidelidade da Rede Accor de Hotéis (Ibis, Novotel, Mercure,
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Status Challenge é uma promoção realizada por programas de fidelidade cujo prêmio é a obtenção de status elite. Trata-se de um desafio, com prazo específico, associado a alguma meta de consumo, dentro do programa ou em programas parceiros. Exemplo praticado recentemente no Brasil: a Azul ofereceu status Safira ou Todo Azul Plus para clientes que transferissem uma determinada quantidade de pontos dos cartões de crédito parceiros.  
Nomination é uma nominação imediata de status elite feita pela gerência comercial ou de marketing das empresas aéreas ou dos programas de fidelização, como prerrogativa de conquistar pessoas que tenham potencial para se tornar um cliente importante. Funciona também com redes de hotéis. Geralmente é focado em clientes corporativos, que viajam a trabalho, ou celebridades e VIPs. Isso é mais acessível do que se imagina. Eu já consegui Nomination na United para alguns amigos que se encaixavam no perfil. O mesmo ocorreu na Delta, com pessoas próximas a mim.
E-mail_Nomination
Para quem nunca tinha ouvido falar no assunto, Status Mach, Status Challenge e Nomination são práticas que, apesar pouco conhecidas no Brasil, são frequentemente adotadas nos Estados Unidos (principalmente), Europa e Ásia e começam a ganhar forma no mercado brasileiro.
Ressalto que os níveis elite de fidelização são repletos de vantagens e benefícios para os clientes, como upgrades gratuitos, maior acúmulo de pontos, atendimento prioritário e facilidade no resgate de prêmios, como já apresentado aqui no Melhores Destinos num artigo específico sobre esse tema: http://www.melhoresdestinos.com.br/elite-programas-fidelidade-dicas.html
Portanto, vale muito a pena aproveitar oportunidades de obtenção ou equivalência de status. Conheça, a seguir, regras gerais, dicas e oportunidades vigentes.
Regras gerais:
  1. É necessário estar cadastrado no programa de fidelidade que deseja obtenção/equivalência de status antes da solicitação do Status Match, Status Challenge ou Nomination;
  2. As promoções de status possuem prazo específico. Então, é fundamental enviar a documentação dentro da janela de tempo especificada, sob o risco de perder a equivalência. O mesmo vale para o Nomination, que deve ser feito próximo à data do voo;
  3. Fique atento à comprovação que for exigida. Envie tudo o que foi solicitado (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato), juntamente com seus dados e telefone de contato;
  4. Caso a empresa não tenha feito a divulgação pública da promoção, o resultado não é garantido. Ou seja, a empresa pode ter aprovado a oferta para alguns clientes mas, por algum motivo, negar o seu pedido.
Como conseguir o Status Match
  1. Tome a iniciativa e proponha para a empresa aérea ou para o hotel a equivalência de status. Como fazer?
  2. Identifique a empresa que você deseja equivalência. É preciso que seja uma empresa concorrente da empresa que você possui status no programa de fidelização ou um parceiro de outra indústria (hotel se você é cliente de uma empresa aérea, por exemplo). Caso a empresa pertença a uma aliança, o ideal é escolher uma empresa de outra. Existem três alianças globais: Star Alliance (United, TAP, Copa, Air Canada, Lufthansa, Swiss, Turkish, Singapore, Avianca Internacional, Air China, South African, etc.);  Oneworld (TAM, LAN, American, British, Iberia, Qatar, Air Berlin etc.) e SkyTeam(Delta, Air France, KLM, Alitalia, Aeroméxico, Aerolíneas Argentinas, Air Europa etc.);
  3. Procure junto à empresa desejada o e-mail do marketing de relacionamento com o cliente e do atendimento do programa de fidelidade (veja relação com e-mails de várias cias aéreas, redes de hotéis e locadoras de automóvel no final desse post);
  4. Escreva uma mensagem contendo seus dados pessoais, comprovante do status fidelidade que possuir (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato online que indique seu status), bem como os motivos que levaram você a pedir a equivalência de status (geralmente dizendo que você pretende voar com eles mas não queria começar de baixo e perder os privilégios que possui hoje). Importante: se for uma empresa internacional, escreva o e-mail em inglês;
  5. Aguarde um contato de retorno e boa sorte!
  6. Consulte o site especializado em Status Challenge e Status Match (em inglês):http://www.statusmatcher.com e entre em ação quando tiver alertas de sucesso nas empresas que você tiver interesse. Colabore com outras pessoas interessadas e registre suas experiências no mesmo site;
  7. Fique atento às promoções e ofertas dos programas de fidelidade. Elas geralmente (mas nem sempre) são divulgadas aqui no Melhores Destinos ou através das redes sociais e sites das empresas, pelo e-mail cadastrado no programa de fidelidade ou via mala direta. Nesse caso:
  8. Verifique se você está recebendo e-mails e comunicados do seu programa de fidelidade. Desbloqueie o endereço eletrônico do marketing do seu programa de fidelidade, se necessário, e fique atento.
  9. Acesse o site das empresas aéreas ou dos hotéis sempre que elas divulgarem fusões, mudanças de aliança, novidades no Programa de Fidelidade ou sempre que um concorrente passar pelas situações descritas;
  10. Fique atento ao Melhores Destinos, siga o MD no Facebook, Twitter ou cadastre-se para receber o e-mail com as promoções. Faremos sempre a divulgação;
  11. Confira se você consegue atender aos requisitos e às regras do Status Match e envie a documentação necessária.
Status Match vigentes na data de publicação desse artigo:
  • Azul (para clientes TAM Fidelidade Black, Vermelho Plus e Vermelho ou Gol Smiles Diamante e Ouro ou Amigo Avianca Ouro – equivalência para o status Tudo Azul Safira; ou ainda Fidelidade TAM Azul, Smiles Prata e Amigo Prata para Tudo Azul Plus). Deve ser feito via e-mail tudoazul@voeazul.com.br. Enviar foto do cartão fidelidade e número do cartão Tudo Azul. A melhor parte, eles respondem em até 2 dias úteis.
  • LAN (para clientes Smiles Gol Diamante e Ouro e de outras empresas que operem rotas da LATAM) – equivalência para Lanpass Comodoro /  Oneworld Emerald ou Premium Silver /  Oneworld Sapphire ou Premium /  Oneworld Ruby). Deve ser feito via e-mail:lancom_lanpass_en@cc.lan.com. Enviar foto do cartão fidelidade e extrato de créditos de voos Smiles contando voos operados pela LATAM, bem como número de inscrição do Lanpass. Eles respondem o e-mail em 48 horas mas demoram até 20 dias úteis para confirmar o resultado do status match.
  • United (com a rede de hotéis Marriot Rewards) – equivalência ocorre em 10 dias. https://secure.unitedmileageplus.com/reg/rewards_plus/statusmatch.html
  •  Delta (com a rede de hotéis SPG Crossover Rewards) – equivalência ocorre em 10 dias. http://www.delta.com/content/www/en_US/business-programs/skymiles-medallion-status-match-challenge.html
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Algumas empresas não permitem Status Match em seus programas: Air Canadá, Air France/KLM, ANA, British Airways, Emirates, JAL, Lufthansa, Singapore Airlines e TAM. A GOL já realizou campanhas no Smiles mas atualmente não há registro dessa prática.

Acesso a Salas VIP: uma das vantagens dos níveis de elite
Acesso a Salas VIP: uma das vantagens dos níveis de elite
Como conseguir o Status Challenge
  1. Fique atento às promoções e ofertas dos programas de fidelidade. Elas geralmente (mas nem sempre) são divulgadas através das redes sociais, sites, pelo e-mail cadastrado ou via mala direta. Nesses casos:
  2. Verifique se você está recebendo e-mails e comunicados do seu programa de fidelidade. Desbloqueie o endereço eletrônico do marketing do seu programa de fidelidade, se necessário, e fique atento.
  3. Fique atento ao Melhores Destinos, siga o MD no Facebook, Twitter ou cadastre-se para receber o e-mail com as promoções. Faremos sempre a divulgação;
  4. Confira se você consegue atender aos requisitos e às regras do Status Challenge.
  5. Consulte o site especializado em Status Challenge e Status Match (em inglês):http://www.statusmatcher.com e entre em ação quando tiver alertas de sucesso nas empresas que você tiver interesse.
Status Challenge vigentes na data de publicação desse artigo:
Como conseguir o Nomination
Esse procedimento costuma ser exitoso para clientes com perfil corporativo (que viajam a trabalho) ou que tenham expectativa de uma frequência razoável de viagens internacionais (pelo menos 2-3 vezes ao ano). Também é usado por autoridades e VIPs. Infelizmente é desconhecida a prática pelas empresas aéreas brasileiras, mas comum nas empresas norte-americanas. Conhecer passageiros frequentes com status máximo nos programas de fidelização das empresas aéreas desejadas pode tornar o processo mais fácil, mas não é obrigatório.
Cada empresa estabelece suas regras, mas geralmente funciona assim: a empresa faz a nominação e fornece um status temporário de GOLD ou SILVER no seu programa de fidelidade, que se torna efetivo após uma viagem. Por isso, é importante solicitar a nominação próximo à data em que se pretende viajar (1 mês antes), para não perder o status temporário antes de efetivá-lo. Importante: a manutenção do status vai depender da frequência de viagens que você tiver nos anos seguintes a nominação, dado que a validade do status costuma ser de 15 meses.
A nominação deve ser solicitada preferencialmente por e-mail (verifique a lista de e-mails de várias empresas no final desse artigo), junto às gerências comerciais das empresas aéreas, únicas com o poder de conceder o status. As atendentes do call center normalmente desconhecem essa prática. Não é recomendado, portanto, usar esse canal. American, Delta, United e demais empresas estrangeiras possuem gerências comerciais no Brasil, não sendo necessário, nesses casos, escrever em inglês ou ligar para outro País para tratar desse assunto.
Na prática, United, Delta e American praticam a nominação. Funcionários de empresas filiadas ao PerksPlus da United (programa de fidelidade gratuito para empresas da United –https://unitedperksplus.united.com/) tem mais facilidade para obter o benefício, mas isso não é obrigatório. Ainda não pude testar a prática do Nomination junto às empresas europeias, asiáticas e do Oriente Médio, mas com a ampla rede de leitores do Melhores Destinos iremos descobrir rapidamente os resultados.
Outro caso que merece registro é se você possuir um bom histórico de relacionamento com uma empresa aérea e não atingir num determinado ano o número de milhas ou pontos necessários para permanecer na categoria elite, a empresa aérea pode, por uma liberalidade dela ou por um pedido do cliente, manter seu status por mais um ano.
Eu mesmo tive essa experiência com a TAM e com a GOL. Antes de me tornar cartão fidelidade Black na TAM, fui Cartão Fidelidade Vermelho por 7 anos. Em 2011 eu não atingi a pontuação necessária para permanecer como Cartão Vermelho, mas mesmo assim recebi uma carta da TAM dizendo que mesmo eu não atingido os requisitos mínimos eu seria mantido na categoria vermelho. Eu me senti reconhecido. No caso da GOL, logo após a compra da Varig, eu e muitos clientes do Smiles fomos beneficiados com dois anos sem rebaixamento de categoria. Eu era cartão Smiles Diamante e fiquei um bom tempo sem ser rebaixado mesmo voando menos que as 100 mil milhas necessárias na época para permanecer Diamante. Felizmente a milhagem mínima para se atingir a categoria foi reduzida para 35 mil pontos e tudo ficou mais fácil.
E você, já conseguiu obter ou equivaler nível elite através de status match, status challenge ou nomination? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Fique atento ao Melhores Destinos para futuras oportunidades de status match e status challenge!
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E-mails das empresas aéreas, redes de hotéis e locadoras de veículos para Status Match e Nomination:
SkyTeam:
Aerolineas: elitematch@aerolineas.com.ar
China Airlines: tpeccdfp@china-airlines.com ou ndfp@china-airlines.com
Delta: SMSCEliteFaxes.Delta@delta.com
Oneworld:
Air Berlin: service@topbonus.de
Star Alliance:
Avianca Internacional: support@lifemiles.com
Thai: ropsvc@thaiairways.com
Turkish: customermiles@thy.com
United / Copa: premiermatch@united.com
Empresas sem aliança:
Azul: tudoazul@voeazul.com.br
Avianca Brasil: promo.amigo@avianca.com.br
Gol: smiles.portugues@golnaweb.com.br
Etihad: goldcard@etihad.ae

Redes de Hotéis:
Best Western: statusMatch@bestwestern.com
Club Carlson: clubcarlson@carlson.com
Hilton HHonors: Priority_Letter@hilton.com
Hyatt: goldpassport@hyatt.com
Intercontinental: PriorityClub@ichotelsgroup.com
Marriott: marriottrewards@marriott.com
Starwood: platinum.liason@starwoodhotels.com
Locadoras de veículos:
Hetz: hertzstatusmatch@hertz.com
Sobre o autor:
Leonardo Pereira Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos. Trabalha como consultor e é passageiro frequente de várias companhias aéreas. Cartão TAM Fidelidade Black /  Oneworld Emerald; Smiles Diamante na GOL; GOLD no Programa Amigo na Avianca Brasil e Tudo Azul Safira na Azul. Também é membro Premier 1K / Star Alliance Gold no Mileage Plus da United, D
ynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team; Elite 50K / Star Alliance Gold no Altitude da Air Canada. É ainda Gold Elite no Mariott Rewards; Le Club Gold na Rede Accor.
Os status na Azul, Avianca Brasil, Air Canada, China Airlines e Mariott Reward foram obtidos em 2014 através de Status Match. O Le Club foi obtido em 2012 através de Status Match. Os demais foram pontuando de acordo com as regras de cada programa.

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