domingo, 2 de novembro de 2014

​Tam e Lan serão uma única marca em um ano e meio, diz Enrique Cueto

Em uma entrevista na sede do Grupo Latam, em Santiago do Chile, o presidente-executivo do grupo Latam, Enrique Cueto, disse que as companhias aéreas Lan e Tam vão operar sob uma única marca. O anúncio será feito nas próximas semanas, e a estimativa é que dentro de um ano e meio o passageiro não perceba mais diferença ao embarcar em um voo de uma ou de outra empresa. A nova marca está sendo elaborada em conjunto com a consultoria Interbrand.

Na ocasião, Cueto afirmou que os resultados pouco mais de dois anos da concretização da fusão de Tam e Lan não saíram como o esperado e atribuiu isso à virada no cenário econômico."Há quatro anos, a América Latina era a região do mundo que mais crescia, e todas as companhias passaram a voar para cá. A concorrência aumentou muito, e o Brasil, em vez de crescer 7%, cresce menos de 1%", disse, lembrando ainda que a fusão, anunciada em 2011 e efetivada em junho de 2012, demorou devido a exigências dos órgãos de defesa da concorrência no
Chile.

"Mas se equivocam aqueles que dizem que a fusão foi um mau negócio para o investidor. A Tam é rentável no Brasil, que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo", completou.

Para elevar a rentabilidade, o grupo anunciou uma redução de custo de 5% até 2018. "Ela será gradual, mas, em 2018, nosso custo anual será US$ 650 milhões menor que o de 2013 (US$ 12,3 bilhões)", diz o presidente da Tam, Marco Bologna. Tampouco estão descartadas demissões. "Na área operacional existe uma rotatividade natural de 10% que não vamos repor", afirmou Cueto.

Sem dar números, o empresário diz que os maiores cortes devem ocorrer na área corporativa, principalmente na sede, devido à simplificação e à informatização de processos. Até 2018, a empresa investirá US$ 100 milhões em tecnologia da informação.


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