segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

1º homem das Américas pode ser do Piauí, reconhece opositor de Niède

Em entrevista ao Fantástico, exibida na edição deste domingo (14/12), o pesquisador Walter Neves disse estar convencido de que o primeiro homem das américas é "piauiense". Ele diz isso com base nos estudos da arqueóloga Niède Guidon, diretora do Museu do Homem Americano, localizado na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
A região arqueológica declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade, no meio da deslumbrante caatinga, possui galerias de arte a céu aberto, deixadas por povos que viveram no local. Um registro rico da fauna da região quando havia uma floresta úmida. Cenas de uma sociedade que valorizava a interação social. Danças, festas.
“Isso é a primeira escrita, eram povos que tinham tradições, que tinham crenças. Nós escrevemos tudo que nós sentimos. Eles gravavam, então, dessa maneira. Só que tinha um código e esse código se perdeu com esses povos”, diz a arqueóloga Niéde Guidon. Os estudos liderados por ela tentam mostrar que a chegada às américas se deu muito antes do povo de Luzia (fóssil encontrado em Minas Gerais, datado de 13 mil anos).
“As datas são as mais antigas que nós temos, são de 90 mil anos, temos datações de carbono 14 de 58 mil e uma grande quantidade de 30, 20 mil. Tudo indica que vieram da África”, diz a pesquisadora. A teoria dela é de que há mais de 80 mil anos, os primeiros humanos vieram para cá direto da África, cruzando o atlântico, em balsas, empurrados por fortes correntes marinhas.
homem2.png
No bem montado Museu do Homem Americano, em São Raimundo Donato, é possível ver os fósseis humanos encontrados na região. Os esqueletos são mais recentes do que o povo de Luzia.
Mas as provas de que o homem estava no local há mais de 80 mil anos, são as ferramentas de pedra lascada. A datação foi feita com base em carvão encontrado junto com elas. Mas parte da comunidade científica acha que essas pedras não foram moldadas por humanos.
“Eu era ferrenho opositor das pesquisas da Niéde lá na Serra da Capivara, mas há alguns anos ela me convidou para visitá-la e eu analisei essas ferramentas. Eu saí dessa visita, digamos que 99% convencido de que ela está correta”, diz o pesquisador Walter Neves.
homem6.png
O elo perdido, que vai revelar quando de fato os primeiros brasileiros chegaram, está enterrado em algum ponto do Brasil, esperando para vir à luz. “Se você estudar as populações humanas no velho mundo até 10 mil anos atrás, todos tinham cara de africanos”, diz o Walter Neves.
homem1.png
homem3.png
homem4.png
homem5.png
Fonte: Com informações da Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário