sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Economia da Experiência fomenta o mercado turístico na Rota das Emoções

Gestora do projeto Rota das Emoções
do Sebrae no Piauí, Isabela Ribeiro
A Economia da Experiência vem sendo fomentada para tornar a Rota das Emoções um roteiro turístico mais competitivo. Envolvendo ecoturismo, culinária e práticas esportivas radicais, a Rota foi criada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O foco da Economia de Experiência é a geração de vivências únicas, partindo das características peculiares de seu entorno. Dessa forma, o visitante poderá apreciar os atrativos do roteiro turístico de forma mais aprofundada.

De acordo com a gestora do projeto Rota das Emoções do Sebrae no Piauí, Isabela Ribeiro(foto acima e ao lado), os empresários das localidades por onde o roteiro perpassa são estimulados a promover a Rota das Emoções, no desenvolvimento de vivências.

“Pequenos detalhes podem gerar grandes experiências e, portanto, grandes negócios. Tudo pode ser transformado. Um simples passeio pode ser transformado em maravilhosas experiências e lembranças, para tanto, as empresas deverão focar na gestão, maior valorização cultural e ambiental e maior qualificação dos seus prestadores de serviços, principalmente, com relação ao conhecimento do espaço territorial, bem como de técnicas de atendimento ao cliente”, explica Isabela.

Mapa do Delta do Paranaíba - Ponto alto da Rota das Emoções
Ainda segundo a gestora, as Vivências da Rota geram aos empresários e à região visitada muitos benefícios, pois agregam valor aos estabelecimentos, formam uma rede de cooperação dentro da região e contribuem para a conservação e valorização do patrimônio natural e cultural, fortalecendo a imagem da região como roteiro sustentável.

As vivências comercializadas na rota são Descobrindo Um Novo Estilo de Vida, Encontro com a Fauna Local, Experimentando Novos Sabores, Hospedagem Diferenciada, Superando Alguns Limites, Terapias Alternativas e Vivendo Novos Fazeres. Mais informações podem ser encontradas no site www.rotadasemocoes.com.br.

Porto das Barcas em Parnaíba - PI
A agência Rastro Nordestino desenvolve uma nova vivência com turistas internacionais que vêm ao Piauí para praticar o Kite Trip, principalmente neste período do ano, de setembro ao começo de dezembro, devido aos ventos favoráveis para a prática desse esporte. No Kite Trip, o turista parte da Praia de Cumbuco, no Ceará, até a Praia do Macapá, no Piauí, sendo auxiliados durante todo o percurso.

A proprietária da Agencia, Verena Vitorino, conta que, desde 2012, houve um crescimento e procura por esses roteiros. “Turistas de vários países têm visitado a Rota. Esse ano tivemos o recorde. Nunca tinha visto tantos estrangeiros no litoral piauiense. Nas últimas três semanas, grupos de turistas poloneses, franceses, espanhóis, italianos e argentinos lotaram a agenda. Nem a Copa do Mundo trouxe tantos turistas para o litoral com tem trazido o Kite”, enfatiza Verena.

A Rota das Emoções envolve paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Mais informações sobre a Rota podem ser obtidas no escritório do Sebrae em Parnaíba, localizada na Rua Almirante Gervásio Sampaio, nº 767 – Centro ou pelo telefone (86) 3322-4688.

Nenhum comentário:

Postar um comentário