quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Movimentação de bares e restaurantes aumenta em até 20% no final do ano‏

Proprietários de bares, restaurantes e similares estão otimistas com a chegada do fim do ano. O aumento do número de eventos, somadas ao horário de verão e impulsionadas pelas duas parcelas do 13° salário fazem com que o mês de dezembro seja a “alta temporada do setor de alimentação fora do lar”.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais – ABRASEL MG, a expectativa de aumento do movimento para o período é de 15% a 20% em relação aos outros meses do ano. “As festas, juntamente com o recebimento do 13° salário, as altas temperaturas e o horário de verão que acaba motivando o happy hour com uma hora a mais de claridade, somam um saldo positivo na receita do setor. Os restaurantes são os lugares mais procurados, pelo conforto, praticidade e diversão. Principalmente aqueles que oferecem atendimento especial para grupos, afirma Fernando Junior, presidente da instituição. 
O aumento do número de eventos corporativos e sociais, incluindo até mesmo os encontros de amigo oculto aquecem o setor de alimentação fora do lar. Diversos bares e restaurantes oferecem uma estrutura completa e pacotes especiais para eventos. Para esta época é esperada uma movimentação financeira de cerca de 800 milhões em Belo Horizonte.
SETOR DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR
Formado em sua grande maioria por micro e pequenas empresas, O setor de alimentação fora do lar  representa atualmente 2,4% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 26% dos gastos totais das famílias brasileiras com alimentos, segundo o IBGE. É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada, melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras. Em Minas Gerais o setor reúne cerca de 105.500 empresas, movimenta, anualmente, recursos da ordem de 22 bilhões, é responsável pela geração de 630 mil empregos e cresce a uma taxa de 5% ao ano. Em Belo Horizonte, o setor reúne cerca de 18.600 empresas, movimenta, anualmente, recursos da ordem de 4,5 bilhões e é responsável pela geração de mais de 112.000 empregos diretos.
ascom Kamilla Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário