domingo, 7 de dezembro de 2014

O que fazer na Ilha de Páscoa: Ana Kakenga

Embora todos os ‘ahus’ – plataformas sagradas onde eram erguidos os moais – fossem construídos na costa da Ilha de Páscoa, apenas um é efetivamente ‘pé de areia': o da praia de Anakena. Muito bem conservado e erguido sob uma bela encosta coberta de palmeiras, o Ahu Nao Nao ainda exibe cinco de suas sete estátuas originais, sendo que quatro continuam ostentando o ‘pukao’. Assim são chamados os cilindros de pedra que ficavam sobre a cabeça dos moais e que parecem chapéus, mas, na verdade, são a representação do penteado usado pelos homens Rapa Nui: um coque no alto da cabeça. Alguns dos ‘pukaos’ pesavam mais de 10 toneladas e a grande maioria não resistiu à ação do tempo, caindo do alto das estátuas.
Mas, por mais que seja fascinante contemplar essas estátuas gigantes, erguidas pelos antigos habitantes da ilha para homenagear seus ancestrais, é preciso dizer que os moais não são a maior atração da praia de Anakena. A pequena faixa de areia está localizada no norte da ilha, a cerca de 45 quilômetros de Hanga Roa, o vilarejo principal. Para chegar é muito fácil, basta pegar a estrada que passa na frente do aeroporto e entrar à esquerda na bifurcação com a estrada de terra. O caminho é todo asfaltado e sinalizado, não há como errar. Depois de alguns dias na ilha seus olhos de habituam a ver aquele oceano azul profundo e o verde queimado dos descampados, mas, quando a estrada faz a curva que leva a Anakena, a íris é invadidas por uma paleta de cores que vai do branco da areia até o verde brilhante das palmeiras e o azul fluorescente do mar. Você até demora alguns segundos para encontrar os moais em meio à beleza da paisagem.
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados
Contemple com calma os moais ancestrais que até hoje guardam Anakena
Sendo a única praia de areia da Ilha de Páscoa, Anakena dispõe de uma boa infraestrutura com estacionamento, mesas para refeições, banheiros e quiosques que servem bebidas, lanches, churrascos e pratos completos. Não é à toa que o lugar lota aos domingos, tanto de turistas quanto de habitantes locais que aproveitam a folga para descansar e se divertir com suas famílias. Se quiser ver a praia de forma mais silenciosa e menos muvucada, faça o passeio entre segunda e sexta-feira. Outra dica é alugar um carro ou marcar com um táxi e ir até lá por conta, fora dos tours, pois os passeios guiados não passam mais do que uma hora em Anakena, onde tradicionalmente param para o almoço. E essa praia com certeza vale mais do que 60 minutos!
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados
A bela praia de Anakena é a única de areia da ilha e atrai locais e turistas
Estenda sua toalha à sombra da palmeiras, peça um churrasquinho para comer na areia acompanhado de uma cerveja Escudo gelada, mergulhe nas águas de tantos tons de azul que nada devem ao Caribe. Se o sol não estiver de matar, suba o morro à direita do ‘ahu’ para ter uma vista panorâmica do lugar. E, por fim, contemple com calma os moais ancestrais que até hoje guardam Anakena.
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados
O mar em Anakena tem tantos tons de azul que nada deve ao Caribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário