quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Startup gerada em programa da Secretaria Municipal de Economia Solidária cria aplicativo com Guia Turístico de Teresina

Startup gerada em programa  da Secretaria Municipal de Economia Solidária cria aplicativo com Guia Turístico de Teresina Estudantes do curso de Computação da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) Allan Santos e Railson Nascimento participaram do curso gratuito de Aplicativo Mobile oferecido pela Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) e criaram um aplicativo com o Guia Turístico da capital piauiense, que está disponível, gratuitamente, na Biblioteca do Google. Joselé Martins, do grupo Interage, que mantém parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária, disse que o curso tinha 15 estudantes e profissionais de Computação e de várias áreas, interessados na criação de startups, criação de games, aplicativos e outros produtos virtuais. O secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz Barbosa Nunes Filho, afirmou que a instituição está trabalhando com uma incubadora de startups para que desenvolvam seus produtos, cheguem ao mercado e desenvolvam em Teresina uma economia digital, produzindo riquezas e oferecendo empregos. “O aplicativo do Guia Turístico é o primeiro produto desse trabalho.

 A Secretaria Municipal de Economia Solidária, entre suas atribuições, além de incentivar tudo o que é popular e abastece o mercado interno, trabalha como o segmento da tecnologia da informação”, falou Olavo Braz Barbosa Nunes Filho. A Secretaria Municipal de Economia Solidária criou o Coworking, que é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes. É uma maneira utilizada por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office. Pessoas e empresas usuárias de coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em grupo. Um serviço é ofertado em Escritórios Virtuais. As práticas de conduta do coworking fazem com que este modelo se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade. Segundo Olavo Braz, o coworking da Secretaria Municipal de Economia Solidária é na área de programação de computadores e software. “Já é resultado do trabalho dessa turma o aplicativo do Guia Turístico de Teresina On-line”, afirmou o secretário. A Secretaria Municipal de Economia Solidária está trabalhando com o projeto de tecnologia da informação Lagoas do Norte, com o projeto de capeamento para computadores. “O curso é gratuito e dos 12 jovens que concluíram a primeira etapa, três já estão empregados”, falou Olavo Braz. 

Segundo ele, estão sendo assinados convênios com a Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para qualificar os jovens que estão participando dos cursos oferecidos pela Semest para a criação de startups, pequenas empresas de três a cinco jovens que criam uma unidade de produção de tecnologia da informação. “Na medida em que o produto gerado vai abrindo espaço no mercado, a startup se formaliza e passa a ser uma empresa formal”, declarou Olavo Braz.

fonte: http://www.meionorte.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário