sábado, 20 de dezembro de 2014

TURISMO EM JERICOACOARA: O QUE FAZER NUMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO PAÍS

No fim de tarde em Jericoacoara, todos param para admirar o pôr do sol do alto das dunas
Não há palavras que expliquem a beleza de Jericoacoara, no litoral leste do Ceará, um dosdestinos mais desejados da região Nordeste. A cidade ganhou fama especialmente por conta da tranquilidade e de suas belas praias, emolduradas por dunas e lagoas de água doce.
Em 1984, uma lei brasileira determinou Jericoacoara uma área de proteção ambiental e, 18 anos mais tarde, o lugar alcançou o status de Parque Nacional. Por conta disso, o destino do Ceará passou a atrair pessoas de diversas partes do planeta. No entanto, devido aos limites de proteção, não há grandes hotéis e resorts, mantendo o sossego da pequena vila de pescadores.
Se estiver em Fortaleza, vale a pena conhecer primeiro os atrativos imperdíveis da capital cearense e depois se mandar para "Jeri", que fica a 313 quilômetros de distância. É possível fazer o trajeto de ônibus com 7 horas de duração ou alugar um carro. A desvantagem é que nem todas as vias são asfaltadas, além da falta de sinalização em muitos trechos.
Veja as principais atrações de Jericoacoara:
Vencendo os obstáculos, prepare-se para chegar ao paraíso. Assim que deixam as malas no hotel, os turistas procuram imediatamente a praia de Jeri, a mais próxima da vila e a mais popular entre os praticantes de windsurfe. No canto esquerdo fica a "Duna do Pôr do Sol", um dos atrativos mais disputados ao entardecer. Todos os dias, religiosamente, as pessoas se reúnem ali para admirar o sol se esconder no mar.
Jericoacoara, aliás, é um dos poucos lugares no país onde é possível assistir tanto ao nascer como ao pôr do sol, devido à localização privilegiada que engloba ambos os lados do oceano, leste e oeste.
Turista aproveita uma das diversas redes colocadas estrategicamente nas águas convidativas de Jericoacoara
Turista aproveita uma das diversas redes colocadas estrategicamente nas águas convidativas de Jericoacoara
Fora dali, explore outras atrações clássicas, como a Pedra Furada, um dos símbolos naturais de Jericoacoara. Caminhando a leste por uma hora, passando pela praia Malhada – o point dos surfistas –, o viajante encontra a grande rocha com um grande buraco esculpido pela erosão dos ventos e da água. Durante a maré alta, é melhor andar pelo morro do Serrote, onde fica o farol de mesmo nome com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Pedra Furada: um dos principais símbolos naturais de 'Jeri'
Pedra Furada: um dos principais símbolos naturais de 'Jeri'
Faça suas 'selfies', volte para vila e faça um passeio rumo às famosas 'praias' de água doce de Jeri: Lagoas Azul e do Paraíso que, juntas, formam a Lagoa de Jijoca. O espelho d'água de águas cristalinas fica a 30 minutos de bugue ou veículo 'jardineira' desde o centrinho. É na Lagoa do Paraíso que estão as famosas e convidativas redes posicionadas nas águas transparentes.
Outros passeios próximos imperdíveis são os tours de bugue até duas vilas de pescadores:Mangue Seco, a cinco quilômetros de distância, e Tatajuba, a 25 quilômetros. Na primeira é possível ver cavalos-marinhos em um viveiro natural, enquanto na segunda uma lagoa de água doce e passeios de jangadas são as atrações principais.
Mesas e cadeiras em Tatajuba, a 25 quilômetros de Jericoacoara
Mesas e cadeiras em Tatajuba, a 25 quilômetros de Jericoacoara
Apesar de pequena, a vila conta com boas opções gastronômicas
Depois do pôr do sol, a animação toma conta das ruas da Vila de Jericoacoara (são apenas quatro no total). Por ali ficam diversos restaurantes e bares que tocam os mais variados ritmos, animando a noite dos viajantes.
Dos endereços gastronômicos, aproveite as delícias do Tamarindo, considerado um dos melhores restaurantes de Jericoacoara. O ambiente rústico, amplo e arborizado, guarda uma cozinha original com elementos que agradam a todos os paladares. Entre as especialidades estão peixes e frutos do mar frescos, pizzas e massas.
Outro lugar popular é o 'Na casa dela', com uma saborosa comida regional e decoração caprichada. O cardápio enxuto e manuscrito oferece pratos como camarão com alho e molho de ervas, canelone de tapioca recheado com abóbora e carne seca e os inspirados bolinhos de macaxeira recheados de queijo.
Já Il Faro Branco, instalado no Eco Resort Vento Leste, é um bom endereço para quem procura massas, frutos do mar e especialidades chinesas. A culinária italiana também está presente no restaurante Girassol, que serve pastas caseiras.
Para qualquer hora do dia, prove os sorvetes artesanais da gelateria Gelato & Grano, as trufas da Casa das Trufas e o açaí e os sanduíches do Café Brasil. As melhores tapiocas da vila estão no Shopping Tapioca. São diversas opções de recheios e um preço que cabe no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário