quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Destinos nacionais são os preferidos para viajar por 80% dos brasileiros

  • Eduardo Vessoni/UOL
    Nordeste é a região preferida de 36% das pessoas que responderam ao levantamento do Ministério do Turismo. Na foto, praia de Maragogi, em Alagoas
    Nordeste é a região preferida de 36% das pessoas que responderam ao levantamento do Ministério do Turismo. Na foto, praia de Maragogi, em Alagoas
Apesar de os brasileiros terem começado a viajar mais para o exterior nos últimos anos, é o próprio país que tem cativado o desejo da maioria dos turistas daqui. De acordo com um estudo feito pelo Ministério do Turismo, os destinos nacionais estão no topo da lista de 80,2% dos que pretendem viajar nos próximos seis meses.
Esta porcentagem é a maior já registrada pela Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem. Em 2013, eram 76,2% os que tinham a intenção de viajar pelo Brasil. A pesquisa consultou 2.000 pessoas de sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que representam o fluxo turístico de 70% do país.
Dentre os que preferem o Brasil, 36% pretendem viajar para destinos na região Nordeste. O Sudeste do país está em segundo lugar na preferência, com 30,7%, seguido pela região Sul (19,1%), Norte (8,6%) e Centro-Oeste (5,6%).
Consequentemente, o número de pessoas que querem viajar para o exterior caiu: em 2013, representavam 22% e neste ano, 17,7%.
A Copa do Mundo talvez tenha sido responsável por essa mudança, já que o evento ajudou a divulgar os atrativos de 12 cidades brasileiras e despertou o desejo de explorar mais o Brasil.
Virada do ano 
AP Photo/Leo Correa
No Brasil, não há festa de Ano-Novo mais concorrida que a da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
A intenção de viajar por território nacional já se concretiza no Ano-Novo. Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, colhidas das secretarias estaduais e municipais, o movimento de turistas para as comemorações da chegada de 2015 deve crescer até 20% em relação ao ano passado.
No Rio de Janeiro, a expectativa da Riotur é de receber 816 mil visitantes apenas para o Réveillon, cuja maior atração será a queima de fogos na praia de Copacabana. A estimativa é que 2 milhões de pessoas comemorem a virada lá.
No Nordeste, um dos destinos mais movimentados é Fortaleza, capital do Ceará. A prefeitura estima que 1 milhão de pessoas acompanhe a festa de Ano-Novo na orla e que 500 mil turistas devem visitar a cidade no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário