terça-feira, 13 de janeiro de 2015

No Brasil, turismo religioso levou 17,7 milhões a viajarem em 2014

Círio de Nossa Senhora de Nazaré (Belém, PA)
O turismo religioso no Brasil apresenta anualmente números cada vez mais expressivos. Em 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país em busca de algum atrativo religioso. Os dados preliminares são do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, que apontam que cerca de 10 milhões de pessoas fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.

Os destinos mais visitados no país pelos peregrinos são as tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador. Além disso, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou na semana passada um número recorde de visitantes em 2014: 12,2 milhões.

Esse número ainda deve crescer, já que a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades do país até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas a visita a 49 dioceses.

Entre os destinos de turismo religioso consolidados no país também estão o Círio de Nazaré (Belém, PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano; e a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário