sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

TURISMO EM ITU: O QUE FAZER NA CIDADE PAULISTA

Na Praça dos Exageros é possível encontrar esculturas gigantes, como um tabuleiro e peças de xadrez e um orelhão
Na Praça dos Exageros é possível encontrar esculturas gigantes, como um tabuleiro e peças de xadrez e um orelhão
Conhecida por ter objetos gigantes, a cidade de Itu, localizada em São Paulo, na Região Metropolitana de Sorocaba, é um dos pequenos municípios turísticos do estado, assim comoCampos do Jordão, também chamada de Suíça Brasileira, e Aparecida do Norte, com seu turismo religioso.
A fama de Itu, por seus elementos grandes, foi dada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, popularmente chamado de Simplício. Isso começou por causa de um de seus personagens de televisão que sempre dizia que a cidade era um lugar de coisas enormes. Em homenagem ao fato, foi construída a Praça dos Exageros, onde são expostas grandes esculturas e, entre elas, uma imensa estátua do comediante.
A cidade tem um passado cheio de história, servindo de lugar para diversas lavouras de cana-de-açúcar, algodão e café. Itu já foi o município mais rico de São Paulo, tendo sido casa de muitos Barões do Café e tido grande participação na vida política e econômica brasileira. Todo o lado histórico pode ser visto no Eixo Histórico, no Espaço Cultural Almeida Jr. e no Quartel de Itu.
Visite a "cidade do exagero" e não deixe de levar lembrancinhas de objetos com tamanhos excessivos para sua família e amigos. Veja abaixo 10 dicas de atrações em Itu:
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu encanta seus visitantes com acabamentos interiores nos estilos Barroco e Rococó
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu encanta seus visitantes com acabamentos interiores nos estilos Barroco e Rococó
Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária – A igreja foi construída em 1780 e encanta seus visitantes com acabamentos interiores nos estilos Barroco e Rococó, também com obras valiosas de talhas e pintura. A Matriz Nossa Senhora da Candelária tem a maior paróquia de Itu e é considerada uma das mais tradicionais igrejas da cidade, tendo ganhado o Certificado de Excelência de 2014 do site de viagens TripAdvisor.
Bosque Alceu Geribello – No bairro Brasil é possível encontrar esse grande oásis verde. O bosque é um Centro de Educação Ambiental onde os visitantes podem aprender um pouco mais sobre a natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. O local também recebe atividades culturais, de saúde e lazer, como a Feira de Orgânicos, que acontece aos sábados, e caminhadas organizadas. Para uma tarde de descanso o espaço é bastante apropriado, com muitas mesas e cadeiras onde as pessoas podem fazer piqueniques e até navegar na internet com a Wi-Fi gratuita disponível em todo o espaço. O Bosque Alceu Geribello funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 8h às 12h.
Cidade da Criança – O local é um parque para as crianças se divertirem com brinquedos adequados para cada idade. O playground conta com banco de areia, casa do Tarzan, pista de skate, casa de boneca, lanchonete, local para apresentações, lago e muitas árvores. A Cidade da Criança é aberta ao público e funciona das 8h às 17h de terça-feira a domingo.
Eixo Histórico – O centro de Itu guarda um passeio pela história do Brasil para seus visitantes, sendo considerada Berço da República, com 400 anos de idade. O Eixo Histórico consiste em monumentos como Cruzeiro de São Francisco, a Casa Imperial, a Fábrica São Luiz, o Espaço Cultural Almeida Jr., o Conjunto Arquitetônico do século 19, a Casa do Barão, os museus Republicano e da Energia e as igrejas Bom Jesus, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Candelária. Também é possível fazer uma visita acompanhada por um guia de turismo, basta entrar em contato com o Núcleo de Guias e Monitores NG+.
O Quartel de Itu é um dos patrimônios históricos mais bonitos da cidade
O Quartel de Itu é um dos patrimônios históricos mais bonitos da cidade
Quartel de Itu – Esse é um dos patrimônios históricos mais bonitos de Itu, já tendo abrigado o Regimento Deodoro e o Colégio São Luiz. O quartel tem um pátio interno grande e bem reservado, com largos corredores, uma igreja e um pequeno museu do 2º Grupo de Artilharia que é aberto a visitas agendadas.
Praça dos Exageros – Aproveitando a fama de Itu como a Cidade dos Exageros, em 2012 foi inaugurada a Praça dos Exageros. Lá é possível encontrar esculturas gigantes, como o interfone do portão, logo na entrada, um tabuleiro e peças de xadrez, um orelhão, formigas e joaninhas, um escorregador, caixa eletrônico e o comediante Simplício, que deu a fama de "cidade que tem tudo grande" a Itu. A praça fica aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Parque Geológico do Varvito – Esse é um grande monumento geológico que foi inaugurado em 1995 e é um patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). O local é a exposição mais importante desse tipo de rocha na América do Sul, sendo formada pela sucessão de lâminas ou camadas de pedras. Por todo o parque há placas explicativas que fazem a visita ser uma aula ao ar livre. O local fica aberto de terça-feira a domingo das 8h às 17h, com entrada gratuita.
Espaço Cultural Almeida Jr. – O lugar foi construído pelos antigos Barões de Itu para morarem lá, na década de 1850, sendo, hoje, o casarão histórico mais importante da cidade. Atualmente, o espaço serve de local para o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura Municipal e também é um espaço para exposições e eventos.
O Parque Maeda é um complexo de lazer campestre com 3 setores, o Pesqueiro, o Tancão e a Pousada
O Parque Maeda é um complexo de lazer campestre com 3 setores, o Pesqueiro, o Tancão e a Pousada
Parque Maeda – O Maeda é um imenso complexo de lazer campestre com 3 setores. O Pesqueiro tem uma grande estrutura para a prática de pesca esportiva e outras atrações, como passeios de trem, cavalo, pônei, brinquedos infantis, piscinas com toboágua, teleférico e esportes radicais, além de um restaurante. Já o Tancão é um local para a pesca em meio à natureza e a Pousada recebe hóspedes que querem ter a comodidade de se divertir e não se preocupar em voltar tarde para casa, oferecendo 50 chalés com capacidade para 6 pessoas e 32 para casais, e contam com banheiro, televisão e frigobar. O local fica aberto aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e nos meses de janeiro, julho e dezembro funciona todos os dias da semana, das 9h às 17h. O preço dos passaportes de entrada para o Parque Maeda começa em R$ 55.
Fazenda do Chocolate – Com uma arquitetura preservada, os visitantes de Itu podem fazer um passeio pela história da época do Brasil Colônia, onde já foram filmadas diversas novelas brasileiras. O local é perfeito para um passeio com crianças, onde todos podem fazer atividades como cavalgadas, ir ao minizoológico, ver lagos ornamentais, brincar no playground e fazer roteiros culturais e gastronômicos. A Fazenda do Chocolate fica aberta todos os dias das 8h30 às 17h 5 com entrada e estacionamento gratuitos.
Estrada Parque – As curvas do caminho guardam bastante história, natureza e beleza para os seus visitantes. A antiga Estrada dos Romeiros ainda mantém a tradição das romarias feitas a pé, a cavalo, de bicicleta, carro ou charrete. As fazendas, campings, restaurantes, a Gruta da Glória e a antiga usina hidroelétrica são paradas obrigatórias na estrada.
Construída em 1756, a Chácara do Rosário guarda um passado cheio de história de Itu
Construída em 1756, a Chácara do Rosário guarda um passado cheio de história de Itu
Chácara do Rosário – Construída em 1756, a chácara guarda um passado cheio de história, tendo sido usada por bandeirantes no término do ciclo do ouro em Minas Gerais e no início da exploração de açúcar em Itu. As pessoas logo percebem que o local é preservado por causa da arquitetura preservada, junto com todo o mobiliário e objetos que estão lá. Para fazer uma visita na Chácara do Rosário é preciso fazer uma reserva antecipada, e as atividades, como cavalgada e jantar caseiro, custam a partir de R$ 40.
Mundo Schin – Para quem é curioso, o tour da fábrica da marca Schincariol é um passeio indispensável. Lá os visitantes fazem um passeio que dura 2h 30 e conhecem todo o processo da fabricação de cervejas, sucos e refrigerantes, desde o tratamento da água até o engarrafamento dos líquidos. No final da visita, as pessoas podem experimentar algumas bebidas. As visitas acontecem às 9h e às 14h e devem ser agendadas pelo e-mail mundoschin@schincariol.com.br ou pelos telefones (11) 2118-9538 e 2118-9539.

Nenhum comentário:

Postar um comentário