sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Infraero autorizará ampliação do Salgado Filho, diz Padilha

NOTÍCIA DO PORTAL BRASILO ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, informou que a Infraero deve autorizar a abertura de licitação para ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A confirmação pode ocorrer em 24 de fevereiro, data da próxima reunião do Conselho de Administração da Infraero.

“Precisamos resolver o caso do aeroporto de Porto Alegre, em sua plenitude, concluindo o Plano Diretor do Salgado Filho, que é de 2011. Dos 11 itens do plano, apenas dois ainda não foram implementados: o novo edifício-garagem e a ampliação da pista”, avaliou Padilha. 

O ministro ainda afirma que segundo a Infraero, algumas condições estão pendentes, o que será resolvido entre ela e a prefeitura de Porto Alegre. “O que eu pedi, e vai acontecer, é a abertura da licitação da obra de expansão da pista do Salgado Filho. A Infraero é quem vai definir o período do início da obra, que deve ser desenvolvida entre 36 e 48 meses”, completou. 

A obra tem valor estimado em R$ 1 bilhão e a concorrência pública deve se estender por cerca de seis meses. A Infraero e a prefeitura de Porto Alegre devem começar o trabalho em uma área em que não há moradores, visto que será necessário remover 1.777 famílias da área.

AEROPORTO 20 DE SETEMBRO

A informação foi comunicada a um grupo de prefeitos e parlamentares do Rio Grande do Sul, durante audiência no gabinete do ministro, em Brasília. Os políticos, liderados pelo deputado federal Marcon (PT-RS), visitaram Eliseu Padilha para debater a construção do aeroporto 20 de Setembro, que será construído entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita.

“O Aeroporto Salgado Filho precisa ter sua situação resolvida. Sabemos disso, mas temos certeza que o Aeroporto 20 de Setembro já é uma realidade. Ele será internacional e de carga e descarga, para atender toda a região sul e o Mercosul. Saímos do encontro com o ministro Eliseu Padilha com a certeza que, em 2017, os estudos que já existem sobre o 20 de Setembro darão início à obra”, comemorou a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti.

O novo terminal aéreo deve ser construído na região metropolitana de Porto Alegre, entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão. A proposta da Secretaria de Aviação Civil é de que o aeroporto seja referência no transporte de cargas, com quatro pistas de quatro mil metros, cada, semelhantes à existente no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

O ministro Eliseu Padilha já entregou ao governo do estado um documento em que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) afirma que o novo empreendimento, sob o seu ponto de vista, é perfeitamente viável. “A Região Metropolitana de Porto Alegre está a existir ao Aeroporto Salgado Filho, depois de 2029, quando ele estará saturado”, definiu o ministro da Aviação.

Ele pediu às prefeitas de Nova Santa Rita e Pontão que não modifiquem a projeção feita pelo Decea para o Aeroporto 20 de Setembro e que delimitem o sítio. Para a pista ficar estrategicamente mais bem localizada.

Um comentário:

  1. Pois é lá fazem. Em Teresina, o voto dos moradores colados ao muro do aeroporto, é mais importante que a cidade e seu povo.

    ResponderExcluir