sábado, 31 de outubro de 2009

2º Festival da Uva é lançado em São João do Piauí


A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, e o prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, lançaram oficialmente o 2º Festival da Uva. A cerimônia de lançamento do festival aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), no Centro Cultural Petrônio Portella, em São João do Piauí. “A expectativa é a melhor possível”, disse Rejane Dias, sobre a realização do 2º Festival da Uva, que ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro deste ano.

Segundo a secretária, os preparativos em torno da realização do segundo festival e a intensa mobilização de todos os setores envolvidos com a realização do evento garantirão a repetição do sucesso alcançado em janeiro deste ano, durante a respectiva primeira edição. “O 1º Festival da Uva foi um sucesso”, disse Rejane Dias. “O objetivo principal era atrair negócios, investimentos, focar no empreendedorismo”, acrescentou a secretária, convicta de que os objetivos foram alcançados e serão novamente atingidos.

Destino turístico

O 2º Festival da Uva, a exemplo da primeira versão do evento, será realizado na Praça Major Honório Santos, a principal da cidade, e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da fruticultura irrigada e transformar São João do Piauí em destino turístico de importância estadual. A meta é atrair turistas piauienses, mas também dos Estados do Ceará, Bahia e Pernambuco. Outro objetivo é incentivar o desenvolvimento do artesanato e da cultura local.

Entre as atividades do evento estão programadas oficinas, palestras, visitas técnicas e dia de campo no Assentamento Marrecas, onde 75 famílias produzem em quatro hectares irrigados as uvas que tematizam o festival. O secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, anunciou que está assegurada a distribuição, durante o evento, de 120 toneladas de uva cultivada por esses fruticultores do Assentamento Marrecas.

Haverá também shows em dois palcos instalados na praça: Palco Netinho da Flauta e Palco Maria Violão, em homenagem a dois grandes artistas da cidade. Acontecerão ainda circuito de Jet-Ski e atividades esportivas no Balneário da Barragem do Jenipapo. Entre os artistas da programação cultural do 2º Festival da Uva estão Xangai, Grupo Candeia e Ensaio Vocal, Wagner Ribeiro e o grupo Valor de PI, Pagode de Quilombo, Orquestra Sinfônica de Teresina, Lázaro do Piauí, Alcimar Monteiro e Soraya Castelo Branco.

fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/147225_2_festival_da_uva_e_lancado_em_sao_joao_do_piaui.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário