terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amarante sedia Seminário Estadual de Cachaça de Alambique


Aconteceu no último sábado (24), na Fazenda Floresta na cidade de Amarante, (a 160 km ao sul de Teresina) o Seminário Estadual Cachaça de Alambique, com o tema Agronegócio e Turismo Rural, dinâmicas e perspectivas do mercado da cachaça. O evento promoveu a integração entre os consultores, o trade turístico e os produtores de cachaça, que conheceram as experiências bem sucedidas no segmento de turismo rural e identificaram estratégias de ampliação no mercado da cachaça.

“A importância desse evento foi a ampliação do mercado, principalmente nacional, além de buscar um maior apoio para este segmento, que é um dos maiores geradores de emprego no país”, afirma a gestora do projeto Semear – Desenvolvimento Econômico do Sebrae no Piauí, Rosângela Pires.

Rosângela acrescenta ainda que “o setor encontra-se mais organizado, buscando a melhoria da qualidade de todo o processo produtivo e o aperfeiçoamento da variedade da cana. Investimentos nas instalações físicas das unidades produtivas estão sendo realizados, principalmente pelos produtores do município de Pedro II, na região norte do estado”.

Foram realizadas as palestras GestCachaça: Ferramenta de Gestão; Variedades de Cana, Tratos Culturais; Turismo Rural como Agregação de Valor ao Negócio da Cachaça, além da apresentação do planejamento estratégico da Associação dos Produtores de Cachaça do Piauí, APCP/ Marketing e Comercialização para o Mercado da Cachaça.

"O agroturismo do Espírito Santo é uma referência nacional devido a sua forma de agregar valores junto ao homem do campo, que tem as suas propriedades abertas ao turismo e vários outros segmentos, oferecendo produtos elaborados que fazem com que se tornem atrativos turísticos e é esta experiência que queremos apresentar aqui", explica o palestrante e empresário rural do Espírito Santo, Leandro Carnielli.

Após as palestras foi realizado um almoço proporcionando uma confraternização dos produtores e consultores.“Esse seminário apresentou a experiência de produção de cachaça em uma propriedade agregada ao potencial de exploração do turismo rural”, diz o Presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Piauí, Haroldo Lira. Dando continuidade as atividades do dia os participantes fizeram uma visita de campo às instalações da Agroindústria Lira, onde identificaram os pontos turísticos e o potencial que uma indústria agrorural possui.

fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/146910_amarante_sedia_seminario_estadual_de_cachaca_de_alambique.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário