terça-feira, 27 de outubro de 2009

Prefeitos e secretários pressionam Roseana Sarney por Rota das Emoções


Prefeitos e secretários de Turismo estaduais e municipais estarão hoje pressionando a governadora do Maranhão, Rosena Sarney (PMDB), a voltar atrás e participar do Consórcio das Emoções, roteiro turístico que também envolve Piauí e Ceará. Na última sexta-feira (23), em Paraníba-PI, uma reunião envolvendo representantes dos três Estados e do Grupo de Trabalho Interministerial, elaboraram um documento com propostas à presidência da República.

No evento, o prefeito de Paranaíba, José Hamilton (PTB), declarou sua insatisfação contra a atitude da governadora maranhense. O secretário de Turismo piauiense, Sílvio Leite, afirma que os governos do Piauí e Ceará seguem com o Consórcio e afirma diz que o maior prejudicado será o Maranhão.

“Ela não oficializou sua saída, mas se recusa a assinar os documentos do Consórcio, que estão com o governo do Maranhão desde julho. Ela alega que o Consórcio privilegia o Piauí (Parnaíba) e esquece São Luis. Para nós é um grande equivoco porque o Brasil todo está buscando roteiros integrados, unindo regiões com estrutura turística. Essa é a idéia da Rota das Emoções e que vários outros Estados copiaram. Acho que o grande perdedor é o próprio Maranhão. Os lençóis estão muito mais próximos de Paranaíba (140 km) do que de são Luis (300km) e a estratégia da porta de entrada ser Parnaíba é um uma questão de marketing. É uma visão que ninguém conseguiu entender”, disse.

Há informações de que Roseana Sarney não continuaria o projeto em função de ser uma herança do governo Jackson Lago (PDT). Sílvio Leite prefere não entrar na área política, mas afirma que, se for verdade, “é um pensamento muito pequeno”. Ele lembra que o próprio governador o Ceará, Cid Gomes, “endossou o que Lúcio Alcântara tinha feito e o ex-governador do Maranhão também continuou o que o seu antecessor deixou”. Para o secretário, o Consórcio é uma política de Estado e não de governo.

O Consórcio foi criado há sete anos e em fevereiro a Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável da Roda das Emoções completa dois anos. Sílvio Leite lembra que já foram realizadas várias audiências públicas nos três Estados com a participação do GTI (composto por representantes de 12 ministérios). De acordo com o secretário, vários avanços estão sendo projetos para fortalecer o turismo no Ceará, Piauí e Maranhão.

“Todas nossas estradas foram recuperadas, a orla de Atalaia vai se completar agora, já começaram as obras do calçadão. Vamos urbanizar a orla de Maramar, Mangue Seco, Barra Grande, Cajueiro e Porto dos Tatus. A Escola de Turismo em Camocim-CE, o governado já contratou o projeto. Aeroporto de Parnaíba já está quase pronto. O Presidente do Banco Mundial já liberou 750 mil dólares para arranjos produtivos na região da Rota das Emoções”, enumerou.

fonte: http://www.acessepiaui.com.br/politica/prefeitos-e-secret-rios-pressionam-roseana-sarney-por-rota-das-emo-es/7378.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário