sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Braztoa: operadoras devem vender 10% a mais no turismo doméstico


Pacotes mais baratos tanto pra quem viajar pelo Brasil como para quem quer visitar destinos internacionais no Réveillon e nas férias. No doméstico, as vendas são, em média, 10% superiores às do ano passado. No internacional, devem empatar, senão superar, o que se vendeu em 2008. Esta é a constatação da maioria dos associados Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), entidade que reúne 76 operadores e representantes de destinos e produtos turísticos. Neste setor, a crise também já está superada.

A explicação é simples. O mercado das operadoras de turismo vive agora um momento bem diferente de um ano atrás. Nesta mesma época, em 2008, a crise mundial tinha apenas dois meses e não se era capaz de prever suas conseqüências para o setor. A explosão do dólar fez com que a maioria dos brasileiros que ainda não tinham comprado sua viagem para o exterior preferissem destinos nacionais. Como boa parte do internacional havia sido vendida com antecedência, assentos de aviões ficaram lotados para todos os destinos. Os preços das viagens internacionais despencaram e continuam sendo um atrativo pra quem quer passar o Réveillon ou as férias no exterior. “No ano passado o consumidor comprou com antecedência, o que este ano não acontece”, diz o diretor da Braztoa, Plínio Nascimento, lembrando que quase não há mais pacotes disponíveis para a virada do ano. Já para janeiro e fevereiro, as opções são bem maiores. O mercado prevê, portanto, vender o mesmo que em 2008, senão mais. Isso dependerá do destino que o brasileiro escolher para as suas férias.

A disputa de preço do internacional é forte com o turismo doméstico, que ao longo de 2009 apresentou valores muito atrativos em seus pacotes. Queda nas passagens aéreas e promoções na hotelaria mantiveram o mercado aquecido e explicam o crescimento agora para o verão. O Nordeste, claro, continua sendo um destino disputado para quem procura sol e praia. Como na temporada anterior, diversas operadoras vêm oferecendo voos fretados para estados nordestinos a partir do feriado de Natal até o Carnaval, na metade de fevereiro. Pode-se pagar por viagens o mesmo que um ano atrás, uma razão forte para o consumidor optar por ficar no Brasil. Os associados Braztoa, segundo seu presidente, José Eduardo Barbosa, enfrentaram um primeiro semestre quase estagnado, onde os efeitos da crise, além de gripe suína e enchentes no País, frearam as vendas: “Este segundo semestre foi de retomada e o verão promete ser positivo tanto para quem vende quanto para quem viaja. É hora de aproveitar os bons preços”.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/agviagens/29389-braztoaoperadorasdomestico.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário