quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Turismo: Congresso da APAVT debate crise das viagens


"Turismo: Vencer em Concorrência", é o tema do congresso da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre de 26 a 29 de Novembro no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura. "Quando vimos a crise a aproximar-se, decidimos que o congresso teria de ser no Algarve, o que será também um incentivo ao mercado interno", faz notar João Passos, presidente da APAVT.

Uma das novidades do congresso da APAVT é a intervenção do ministro da Economia, José Vieira da Silva, no âmbito do painel "Qualificar para Vencer", agendado para a manhã de sexta-feira, dia 27. Aguardada com grande expectativa, é também a intervenção do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai. "Num ano de grande turbulência económica, é interessante ver o que o secretário-geral da OMT irá dizer acerca de Portugal", refere João Passos.

O presidente da APAVT destaca também neste congresso o Forum Portugal, que decorre na tarde de quinta-feira, dia 26, onde participam operadores turísticos internacionais, como a Tui ou a Olimar, além de agentes de viagens da Irlanda, Escandinávia, Polónia ou Rússia. "É interessante ter a visão dos operadores estrangeiros e pode ser uma grande janela de oportunidades", sustenta João Passos.

Segundo o responsável da associação portuguesa das agências de viagens, "o balanço de 2009 é claramente negativo" e o mês de Outubro revelou-se pior do que se esperava, com quebras de 18% nas vendas de bilhetes de avião, segundo o índice BSP (Billing Settlement Plan).

"Foi a gripe, foi o dengue, foi a recessão económica", resume o responsável da APAVT, referindo que "quem trabalha no turismo está habituado e lidar sempre com problemas". João Passos salienta que "por causa da gripe muitos portugueses deixaram de fazer viagens" e sustenta que "houve um empolamento exagerado a propósito da gripe A".

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/29375-turismo-congresso-da-apavt-debate-crise-das-viagens.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário