domingo, 13 de dezembro de 2009
Arraial d'Ajuda tem ambição gay
Apesar de pequenina, Arraial d'Ajuda é ambiciosa. O charmoso vilarejo do sul da Bahia está se transformando em um dos destinos turísticos gay-friendly mais atraentes do país. São lojas, bares, restaurantes e pousadas com o selo "Welcome GLS People" em suas fachadas. Enfim, sinta-se à vontade! A antiga vila freqüentada por hippies quer ostentar o título de "roteiro GLS mais charmoso do Brasil".
Dá para perceber a mescla de simplicidade e charme de Arraial logo que se chega pela estrada do Mucugê, onde está a maior parte do comércio local. Dia e noite, você pode passar algumas horas e gastar outros tantos reais nesse pedaço do vilarejo. O Beco das Cores, centro do movimento GLS, fica ali. É uma simpática mistura de loja, galeria de arte, bar e bistrô.
Quem prefere as atrações naturais, deve seguir para a praia do Taípe. Ela fica abaixo das falésias, com uma bela vista para o mar e espaço reservado para o projeto de preservação Amiga Tartaruga. Bem perto dali situa-se a praia do Rio da Barra, onde um rio deságua no mar. Logo depois, na praia do Parracho, rola a principal concentração gay-friendly de Arraial. A presença de turistas, sobretudo ingleses, irlandeses e portugueses, é surpreendente.
Algumas pousadas famosas como a Arapati, a Banana Beach e a Casa Grande São Francisco têm o "Welcome GLS People". Entre os restaurantes gay-friendly estão A Portuguesa, Cumadi Florzinha, Abstrato e Xaxá. Casas noturnas e até praias de nudismo estão identificadas com o selo.
História
A idéia de transformar Arraial no "roteiro GLS mais charmoso do Brasil" é do empresário Renato Murad. Ele se uniu aos proprietários de bares e restaurantes locais para transformar o vilarejo em um dos principais destinos turísticos gay-friendly do Brasil.
Além do sugestivo nome, o projeto inclui a construção de dois centros de informação para o turista GLS e a identificação dos estabelecimentos cujo atendimento e a equipe são capacitados para atender o público gay com o selo específico.
O povoado surgiu ao redor da Igreja Nossa Senhora d'Ajuda, mas ele só entrou no circuito turístico na década de 1970, com sua descoberta pelos hippies. Com a iniciativa de Murad, Arraial deve se juntar a Trancoso e a Itacaré como destinos do sul da Bahia que se renovam graças à presença do público gay.
fonte:http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Materia.vxlpub?codMateria=34
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário