sábado, 26 de dezembro de 2009

Perspectivas 2010: trade revela otimismo em relação ao novo ano


Eduardo Sanovicz e outras autoridades do setor afirmam que o ano de 2010 será positivo.

Depois de um ano marcado pela crise econômica mundial e gripe suína, o que afetou diretamente várias vertentes do turismo, o trade se mostra, de maneira geral, bastante otimista em relação à 2010. Em entrevista ao MERCADO & EVENTOS, autoridades do setor afirmam que o próximo ano tende a ser positivo e esperam a retomada do crescimento. Confira algumas opiniões:

"Eu estou bastante otimista em relação ao setor hoteleiro principalmente em função do aquecimento da economia favorecido pelas medidas do governo. Isso ajudou bastante o nosso setor e as perspectivas para esta temporada de verão são as melhores possíveis, principalmente em relação ao turismo doméstico dado o bom momento que vive o Rio de Janeiro. Se o governo cumprir a promessa de abrir novas linhas de financiamento com juros mais acessíveis isto vai nos beneficiar ainda mais. A própria rede Othon já iniciou um planejamento de reforma de suas unidades". Álvaro Bezerra de Mello, presidente da ABIH Nacional e do Conselho da Rede Othon.

"Para 2010, o dólar baixo incentiva o brasileiro a viajar para o exterior. Não havendo crise econômica nem gripe suína as perspectivas são ótimas. O que ainda ficou faltando sem sobra de dúvida é o PL 5.120/2001 e o aspecto da DU com as companhias aéreas, que deveriam ter entendido essa questão melhor. Mas vamos continuar conversando sobre isso e acho que as coisas tendem a se resolver nesse ano que começa." Carlos Alberto Amorim, presidente da Abav Nacional.

"Estamos analisando os primeiros dados sobre a recuperação econômica do Brasil, que apontam um 2010 bastante propício aos projetos relacionados a economia interna. Isso nos anima a seguir assumindo os desafios que manter a qualidade dos eventos que produzimos, gerando retornos expressivos para nossos clientes, em mais de 20 setores de atividade econômica, nos impõe." Eduardo Sanovicz, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

"A CVC está com expectativas excelentes para 2010. O crescimento do PIB brasileiro trará muitos benefícios para o turismo. Estamos esperando que a empresa consiga um crescimento de até 20% no ano que vem. Além disso, estamos focando cada vez mais no mercado interno, com fretamentos de lugares diferentes, como Uberlândia, Goiânia, Brasília e interior de São Paulo". Guilherme Paulus, presidente do Conselho da CVC.

"O ano para o setor de conventions tem expectativa de um crescimento positivo. Temos pela frente uma oportunidade fantástica em função da captação de mega eventos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 e isso deve refletir diretamente em todos os setores do turismo e também na economia pois a imagem do país estará sendo projetado mais amplamente a partir de agora no exterior. Temos que ter sim que ter estratégias e de promoção pois somos a bola da vez". João Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau.

"Estamos otimistas com 2010, pois já notamos a recuperação do mercado de aviação desde setembro deste ano. É importante lembrar que, historicamente, nosso mercado cresce na proporção de duas a três vezes a taxa de expansão do PIB". Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da Tam Linhas Aéreas.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,29,0,52827&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário