terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Anac: mais passageiros e menos atrasos marcam o ano 2009


O setor aéreo no Brasil teve um ano de forte crescimento e mais eficiência nos serviços. Pela projeção da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o ano de 2009 deve ter mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008 e um salto de 15,4 milhões em relação a 2007. Já os atrasos recuaram ano a ano: em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média do ano foi de 28,6%; em 2008 a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro e, em 2009, a média anual foi de 11%.

O movimento foi tranquilo inclusive no fim de ano, época de movimento intenso nos aeroportos. Para a Anac, esse resultado pode ser creditado a várias ações tomadas durante o ano.

A ação da agência neste período de festas foi coordenada com o Ministério da Defesa, Infraero e Aeronáutica. Do dia 18 de dezembro esta segunda-feira, a Anac manteve 148 pessoas acompanhando diretamente a movimentação nos aeroportos e no centro de controle de voos da Aeronáutica. As companhias aéreas também se comprometeram com a Anac a não praticar overbooking, a aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. Mesmo nos casos das chuvas que chegaram a fechar momentaneamente alguns dos principais aeroportos do País por motivos de segurança, como no Rio e em Minas Gerais, a Agência acompanhou a assistência devida aos passageiros pelas companhias aéreas.

Passageiros com mais informações sobre seus direitos e deveres também contribuíram para a normalidade nos aeroportos. A Anac, em conjunto com as demais autoridades do setor, criou uma página na Internet para orientar especialmente as pessoas que não têm o hábito de viajar ou fizeram sua primeira viagem de avião em 2009. O site "Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro" continuará disponível no endereço www.anac.gov.br/horadeviajar, ele traz informações sobre documentos para embarque, bagagem, horários de check-in entre outros.

Em casos de problemas não resolvidos pela companhia aérea, o passageiro pode recorrer à Anac pelo telefone 0800-7254445, pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou ainda nos postos de atendimento da agência nos dez principais aeroportos do País.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/30150-anac-mais-passageiros-e-menos-atrasos-marcam-o-ano-2009-no-setor-aereo-brasileiro.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário