terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Minas Gerais: cada canto é um convite a viajar no tempo


A história de Minas Gerais se confunde e se mistura com a história do próprio Brasil. O Estado que nasceu com a corrida pelo ouro foi se formando, ao longo dos séculos, por cidades que narram parte da trajetória da civilização brasileira em suas ruelas charmosas e igrejas centenárias. Minas Gerais é um deleite, uma viagem no tempo em cada esquina, e um destino obrigatório para turistas brasileiros e estrangeiros. O roteiro "Caminhos Reais" apresenta uma prova dos encantos que o estado mineiro tem a oferecer.

Diversidade cultural e histórica, belezas naturais, gastronomia. Os "Caminhos Reais" permitem aos turistas experimentar a pluralidade mineira, a começar pela modernidade e intensa produção cultural da capital, Belo Horizonte. O Centro de Arte de Inhotim (40 hectares de jardins e extensa coleção botânica, além de um acervo artístico de valor internacional) e o Complexo da Pampulha são passeios imperdíveis.

Da modernidade de Belo Horizonte ao passado colonial brasileiro são apenas alguns quilômetros. As cidades históricas de Mariana, São João Del-Rey, Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina – também Patrimônio Cultural da Humanidade – são passeios obrigatórios para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o Barroco no Brasil. Ladeiras de influência quase medieval, igrejas e casarios antigos guardam a opulência do Ciclo do Ouro como um museu a céu aberto.

Para quem quer aventura, existem muitas grutas, cachoeiras, rios e montanhas, com atenção especial para a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, que encanta pela beleza das formações calcárias.

Ouro Preto

Antiga Vila Rica, capital das Minas Gerais. Ouro Preto é a primeira cidade brasileira a receber da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade por seu rico complexo arquitetônico e museus recheados de obras dos mestres barrocos, como Aleijadinho. Merece atenção, também, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, do século 18, conhecida pelos adornos de quase meia tonelada de ouro.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destinos/30154-minas-gerais-cada-canto-e-um-convite-a-viajar-no-tempo.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário