domingo, 28 de março de 2010

Moda piauiense é destaque em projeto nacional

Um dos objetivos do Projeto Talentos do Brasil Moda é unir a moda com o artesanato,criando assim novos mercados para esses setores. uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, e Sebrae no Piauí. No Brasil serão atendidos quinze grupos artesanais de doze Estados brasileiros.

O Piauí estará com dois grupos no projeto “Essa é uma iniciativa que vai colaborar tanto para melhorar a qualidade desses produtos, quanto para permitir que esses setores ampliem seus mercados. O Projeto Talentos do Brasil já desenvolveu ações no segmento de gemas e jóias no Piauí, enaltecendo a cadeia produtiva da opala. E agora teremos a versão do projeto no setor de moda. Acredito que será muito trabalho, com bons resultados pela frente”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunesde Moraes.

Duas tipologias artesanais do Piauí estarão nesse novo ciclo do Talentos do Brasil, que são os bordados em ponto cruz, de Buriti dos Lopes; e as rendas de bilro de Ilha Grande, municípios localizados na região norte do Estado.

Ao todo, vinte e seis bordadeiras e vinte e seis rendeiras serão beneficiadas com o projeto. “Esse projeto será muito bom para todas nós. Estamos motivadas e querendo que dê tudo certo. Queremos ser lembradas por nosso trabalho dentro e fora do país”, afirma a presidente da Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, Coopabelis, Ivanilde Cardoso de Araújo.

Já as rendeiras de Ilha Grande estão reunidas na Associaçãodas Rendeiras do Delta do Parnaíba, entidade composta pela nova geraçãode artesãs da região. O primeiro passo dessa mudança será transformar as associações artesanais em cooperativas.

A Cooperunica ficará responsável pela comercialização das coleções em nível nacional e internacional. De acordo com o gerente, as artesãs vão receber consultorias em moda. Dois consultores do projeto estiveram esta semana em Parnaíba com o objetivo de criar as cooperativas de bordadeiras de ponto cruz e de rendeiras e também para ministrar uma oficina de motivação interpessoal.

A intenção é que cada cooperativa local tenha uma pessoa responsável pela gestão administrativa

fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/moda-piauiense-e-destaque-em-projeto-nacional-310488.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário