domingo, 14 de março de 2010

Serra das Confusões para turista ver custará R$ 1,4 milhão

No dia 23 de março o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade receberá em Brasília os documentos de habilitação das empresas de engenharia interessadas em participar da licitação para o contrato de execução das obras de reforma, ampliação e melhorias das infraestruturas do Parque Nacional Serra das Confusões, em Caracol (PI). A modalidade é do tipo menor preço global, já definido em R$ 1,4 milhão, em regime de empreitada. O recurso está disponível na Caixa Econômica Federal (CEF).

O Ministério do Meio Ambiente justifica a licitação por considerar que "há premente necessidade" de revitalização da infraestrutura do Parque Nacional da Serra das Confusões para permitir a visitação pública prevista no seu plano de manejo. A área foi criada para preservar o maior maciço do bioma caatinga existente no Brasil e ainda em condições primitivas. Com as obras, os turistas e pesquisadores terão melhor acesso às formações rochosas, grutas, cavernas, sítios arqueológicos, nascentes de água mineral e aos paredões com inscrições rupestres.

O plano de manejo foi elaborado em 2003 e prevê a implementação de uma estrutura de uso público. As obras de referência incluídas no edital de licitação são:

1. Adequação das portarias nas estrada interna do parque e que ligam o município de Caracol até a localidade Japecanga.

2. Edificação da portaria na localidade Barreiro para recepção dos visitantes.

3. Edificação de guaritas nas portarias Sucumbido, na estrada que vem de São Brás, e Caju-Guaia, na estrada
que vem do município de Canto do Buriti, para apoio à fiscalização.

4. Reforma e ampliação da edificação existente no Sítio do Moquém para a criação do Museu do Sítio Moquém.

5. Restauração e adequação à visitação no Sítio do Baixão das Andorinhas a na antiga Casa de Farinha existente no local.

6. Reforma da Casa do Pesquisador existente próximo ao Povoado Barreiro, para apoio a pesquisadores.

7. Construção de estacionamento nas áreas localizadas a aproximadamente 5 km da Portaria Caracol, no Mirante Janelas do Sertão e Janelas da Serra das Confusões.

O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta semana a portaria que cria o conselho gestor do Parque Nacional da Serra das Confusões. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pretende ampliar a área da unidade de conservação até chegar à Serra Vermelha. O objetivo é tornar todo o conjunto um exemplo de conservação da caatinga. Segundo monitoramento por satélite realizado pelo Ibama, o Piauí já perdeu cerca de 30% do bioma original, ameaçado principalmente pela extração da madeira para produção de carvão e lenha.

fonte:http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/serra-das-confus-es-para-turista-ver-custar-r-1-4-milh-o/5978.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário