terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resorts ainda brigam por fim de desigualdade em relação aos cruzeiros

O presidente da Resorts Brasil, Rubens Régis, diretor do Costão do Santinho, afirmou que a entidade continua reivindicando uma legislação mais justa, que não favoreça os cruzeiros marítimos, responsáveis pela evasão de divisas, em relação aos resorts.

Apesar das dificuldades dos empreendimentos terrestres, Régis afirmou que hoje a situação está menos desfavorável do que o que houve até 2007. "Eles (cruzeiros marítimos) destruírem a gente há alguns anos, mas os navios acabaram se popularizando tanto, que eles deixaram de ser atrativos para as classes A e B", revela. Ele explicou que os resorts trabalham mais os públicos com maiores rendas, enquanto alguns cruzeiros passaram a receber uma classe C ao optar por destinos como Porto Seguro, Salvador e Fortaleza.

Mesmo assim, Régis acha importante que continue uma disputa para que a legislação dê igualdade a essas atividades turísticas, já que os cruzeiros internacionais que chegam ao Brasil empregam trabalhadores temporariamente, enquanto um resort sobrevive o ano todo, contratando brasileiros, e enfrenta as altas e baixas estações. "Hoje, estamos alinhados com a ABIH e o Fohb", contou.

Ele ainda contou que existe hoje um momento forte para a construção de um porto na capital catarinense, enquanto cidades como Búzios e Ilhabela, que recebem os cruzeiristas, têm feito um movimento contrário para retirar o já existente. "Poucos foram os que se alinharam a esse movimento no passado e recebemos pouco apoio dos agentes", falou. Esse foi o caso de mídias segmentadas também como o "Panrotas" e o "Brasilturis", que defenderam os cruzeiros na ocasião.

Apesar do momento favorável para a hotelaria, segundo Régis, há sempre o perigo de acontecer novamento o que houve no passado. Hoje, a disputa dos resorts, no entanto, com o fortalecimento da moeda nacional é com os destinos estrangeiros, que se tornaram mais atrativos.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/hotelaria/35020-resorts-cruzeiros.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário