terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mercado prevê alta de 21%, em média, para próxima temporada

O mercado está esperando uma das melhores temporadas turísticas dos últimos anos. Pesquisa realizada com empresas expositoras que estarão participando da Feira das Américas – Abav 2010, que será realizada de 20 a 22 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro, revelou que as empresas do setor estão investindo e apostam em um aumento de demanda, em média de 21%, para o período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, se comparado com mesmo período do ano passado. O levantamento ouviu 73 empresas de todos os segmentos do turismo e 85% esperam crescimento nas vendas para alta temporada.

Otimistas quanto ao aquecimento do mercado, 55% das empresas que responderam ao questionário estão programando realizar lançamento durante a exposição – considerada a maior das duas Américas. Das 73 empresas ouvidas, 60% trabalham com recepção de turistas (receptivo) e 33% com exportativo nacional ou internacional – emissão de turistas. A Feira das Américas, que está com 95% dos seus espaços comercializados – deverá reunir 800 empresas entre operadoras de turismo, companhias marítimas e aéreas, hotéis e resorts, seguradoras, editoras especializadas, destinos nacionais e internacionais, órgãos governamentais e entidades empresariais do setor.

A estabilidade econômica, que permitiu o surgimento de uma nova classe consumidora, é apontada por 26% das empresas entrevistadas como o principal motivo para o crescimento. 12% mencionaram ter investido mais em divulgação e 9,5% revelaram ter ampliado as atividades, lançando novos produtos e conquistando novos mercados. Melhoria na acessibilidade dos destinos, com ampliação de voos, e novos processos de gestão também foram lembrados como fatores de melhoria do desempenho.

Hotelaria prepara um festival de lançamentos

O otimismo com as perspectivas de mercado se reflete nos lançamentos previstos para a Feira das Américas. O setor hoteleiro é um dos que estão investindo pesado em novos empreendimentos como o Beach Class International by Transamérica, um hotel cinco estrelas localizado na praia de Boa Viagem, em Recife (PE). Mesmo com o início da operação previsto para maio de 2011, o empreendimento já está sendo considerado o mais luxuoso da capital pernambucana.

A rede Windsor também lançará o novo Windsor Atlantica Hotel (ex-Le Meridien Copacabana). A rede portuguesa Dom Pedro Hotels divulgará o Dom Pedro Laguna, primeiro empreendimento a ser construído no complexo turístico Aquiraz Riviera, no Ceará. A nova unidade contará com o primeiro campo de golf do Estado do Ceará.

Depois de lançar, em julho de 2010, o Caesar Business Manaus, considerado o melhor hotel Business Class da região, a rede também estará anunciando na Abav a abertura do Caesar Business Salvador prevista ainda para novembro deste ano.

O potencial do mercado brasileiro também despertou o interesse de redes no exterior. Pela primeira vez na Feira, o grupo Fátima Hotels, de Fátima, Portugal, apresentará suas dez unidades no destino. “O mercado brasileiro tem registrado um interesse crescente no destino”, afirmou Alexandre Marto Pereira, diretor de vendas.

Os lançamentos serão apresentados a 22 mil congressistas do Brasil e do exterior que estarão presentes no evento. As inscrições para a Abav 2010 – Feira das Américas já estão abertas no site www.feiradasamericas.com.br.

38º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo e Feiradas Américas – Abav 2010
20 a 22 de outubro
Riocentro – Rio de Janeiro/RJ

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/35614-mercado-preve-alta-de-21-em-media-para-proxima-temporada.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário