terça-feira, 28 de setembro de 2010

Recife comemora Dia Mundial do Turismo como líder de destino no Nordeste

Ao analisar os três destinos indutores do Turismo nacional em PE, conforme indicação do MTur (Ministério do Turismo), cidade tem a preferência de 54,55% dos turistas nacionais e internacionais que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre seguido por 17,90% de Ipojuca e 0,80% de Fernando de Noronha. O mesmo estudo mostra percentuais de 3,9% de preferência por outras cidades pernambucanas e 22,85% de hub (centro de distribuição de voos).

No Dia Mundial do Turismo, comemorado anualmente em 27 de setembro, a Prefeitura do Recife apresenta dados significativos do crescimento da atividade, com base em números oficiais apontados em pesquisas da CTI-NE e Empetur. A cidade é líder no setor em Pernambuco. Dos turistas brasileiros vindos em voos nacionais e internacionais, 54,42% escolhem o Recife como destino final. Entre os estrangeiros, oriundos igualmente de voos nacionais e internacionais, o dado é ainda mais favorável e representa 55,34%. Ver quadro em anexo.

O Recife tem a melhor performance do Nordeste na relação percentual oferta versus fluxo turístico, representando a melhor ocupação da região e uma das melhores do País. Além disso, é o destino com maior equilíbrio na ocupação hoteleira ao longo do ano, com uma média aproximada de 85%, minimizando os problemas decorrentes da sazonalidade.

De acordo com o prefeito João da Costa, o turismo no Recife tem sido trabalhado priorizando a cidade para os cidadãos, sempre com o envolvimento de todas as Secretarias municipais. “O Recife é uma cidade de prestação de serviços modernos, reconhecido em toda a Região e âncora do desenvolvimento em Pernambuco.”

“Recife trabalha para dobrar a oferta hoteleira, mantendo a performance. Temos o maior gasto médio individual diário de turistas hospedados em hotéis, o maior índice de empregabilidade funcionário/leito na hotelaria e uma permanência média acima de três dias”, afirma o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. A hotelaria volta a crescer no Recife. Já estão em estudo, projeto, construção ou em fase final cerca de dois mil novos apartamentos, o que representa um crescimento de 40% da oferta atual. Dentre os novos investimentos em construção e ampliação estão os empreendimentos ligados aos grupos Moura Dubeux, Rio Ave, Nagem, Marolinda, Grupo Pontes e Hotel Jangadeiro, entre outros.

O Recife integra o seleto grupo dos grandes destinos turísticos do mundo em que a movimentação turística é superior à população. “Já temos, inclusive, um fluxo internacional considerável”, assegura Oliveira. Nos voos internacionais, 45,61% são de passageiros com residência permanente no exterior, o que demonstra uma boa utilização dos voos pelos turistas.

MERCADOS – Dos turistas que desembarcam no aeroporto, excluindo os moradores do Estado, 12% são estrangeiros e 88% do mercado nacional. Vale dizer que o Recife lidera a preferência dos turistas em mais de 80% dos países emissores. Com relação aos mercados nacionais, a liderança do Recife é de 100%.

No desembarque de passageiros com residência permanente no exterior, os principais emissores, por ordem, para o Recife são os Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, Argentina, França, Suíça e Espanha.

No mercado nacional, com base no ranking de desembarque aéreo, os principais mercados são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte. “De forma geral, a origem do turista brasileiro para o Recife é distribuída em todo o mercado nacional”, reflete Oliveira.

Segundo o secretário Samuel Oliveira, a pesquisa aponta que o Recife desempenha um papel de hub (centro de distribuição de voos) do Nordeste para o mercado nacional e internacional. “Por ano, cerca de 35 mil turistas internacionais e 355 mil do mercado nacional fazem o hub no Recife, o que mostra a importância do destino como porta de entrada no Nordeste para o Brasil e exterior”, acrescenta.

TRANSPORTE – Através na movimentação do aeroporto, podemos concluir que metade do fluxo turístico do Recife chega ao destino por via aérea, em voos nacionais e internacionais, e que a metade complementar utiliza outros meios de transporte. “Para o Recife continuar como líder no Nordeste em infraestrutura e movimentação turística, além da conclusão da duplicação da BR 101 e do terminal marítimo de passageiros, mostra-se a necessidade de iniciarmos a ampliação do aeroporto e do Centro de Convenções de Pernambuco.”

ECONOMIA - Em 2009, a receita turística gerada na cidade foi superior aos R$ 2 bilhões, incluindo a movimentação de toda a cadeia produtiva, ou seja, bares, restaurantes, compras, passeios, locadoras de veículos, barraqueiros de coco, hotéis, entre outros. A capital pernambucana se destaca no turismo cultural, de lazer, negócios e eventos. A cidade tem se reposicionado turisticamente ao ampliar a atratividade turística com a abertura de novas frentes como o turismo gastronômico, que já é apontado por 58,5% dos turistas como opção de lazer no Recife. “O sucesso do destino é resultado da variedade produtos como museus, mercados públicos, parques, praças, turismo de mergulho, lazer, ecológico e tantos outros”, diz Oliveira.

RECONHECIMENTO - Este ano, o Recife foi destino referência em Turismo Cultural no Brasil. A cidade foi escolhida como objeto de estudo do Programa Vivências Brasil – Benchmarking em Turismo 2010, realizado pela Embratur/MTUR, a ABAV e o Sebrae, que trouxe profissionais de turismo de todo o Brasil para aprender as melhores práticas desenvolvidas pelos equipamentos turísticos do Recife e a gestão na iniciativa pública.

A PPP (Parceria Público-Privada) também foi reconhecida nacionalmente. Recentemente, a cidade recebeu grupo do Sebrae de Minas Gerais, que analisou a importância da PPP entre a Prefeitura do Recife e o Recife Convention & Visitors Bureau na captação de eventos e promoção turística. Entre outros títulos conquistados, está o Prêmio de Melhor Política Pública do Turismo entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil (2009). A cidade é também a única no País a ter uma plenária temática exclusiva do turismo no Orçamento Participativo.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/35629-recife-comemora-dia-mundial-do-turismo-como-lider-de-destino-no-nordeste.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário