O desenvolvimento do transporte aéreo nas últimas décadas mudou esse panorama. Hoje, nossa sonhada viagem para o Camboja, Uganda ou até mesmo para a Antártida pode facilmente se transformar em realidade. Cada vez mais pessoas, de países diferentes e de todas as faixas etárias, estão pegando o vírus do viajante.

Os locais mais remotos da Terra são acessíveis ao viajante destemido. Seja o pequeno arquipélago iemenita de Socotra no oceano Índico, ou o lago Baikal na Sibéria, ou Aitutaki no Pacífico Sul, nenhum dos destinos deste livro deve levar mais do que dois dias de viagem, partindo de um aeroporto internacional - desde que você tenha determinação, energia e dinheiro para ir até lá, é claro. O mundo, atualmente, é pequeno.
Alguns destinos apresentados nos deslumbram com as excepcionais maravilhas da natureza, mas a maioria deles nos mostra grandes criações humanas - cidades, catedrais, castelos, museus, jardins e mercados - todas testamento da industriosidade, criatividade e perseverança da humanidade. A Grande Muralha da China, o Taj Mahal ou a Acrópole são famosos em todo o mundo, mas se você decidir visitar a espetacular lagoa em Dakhla ou o belo templo de Wat Tham Paplong, por exemplo, ainda há muita chance de você ser o único turista ali. É provável que alguns dos seus destinos favoritos não estejam incluídos neste livro que agora apresentamos. Os 501 destinos escolhidos aqui são apenas uma seleção de muitos milhares de lugares bonitos e interessantes do mundo.
Visitantes de algumas das mais famosas cidades e monumentos do mundo podem prontamente testemunhar que, às vezes, viagem e turismo podem não ser atividades tão agradáveis. Alguns locais populares - como a cidade de Veneza ou o Vale dos Reis no Egito, por exemplo -, em certas épocas do ano podem estar praticamente tomados por um número absurdo de visitantes e sua viagem tão esperada pode ser arruinada. Sua experiência pode ser muito melhor se você evitar viajar durante os períodos mais concorridos do ano. Veneza ou Florença continuam bonitas nos meses de inverno. O Vale dos Reis é igualmente incrível em agosto - apesar de o clima estar muito quente.
É claro que a viagem para o destino escolhido pode ser tão interessante e divertida quanto chegar lá. As pessoas que você encontra, os hotéis em que se hospeda, as refeições que faz, os trajetos em trens, ônibus e táxis... Ao voltar para casa, as lembranças de sua visita serão da jornada e de toda a experiência, e não só do destino em si. Se você for o famoso viajante de poltrona que, por qualquer razão, viaja em seus sonhos e não de verdade, esse livro vai ajudar nas suas fantasias. Entretanto, se você já considerou visitar os destinos que estão em seus sonhos, pare de resistir. Aproveite o incentivo e vá. Sua mente e sua vida serão muito enriquecidas por essa experiência.
fonte:http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/31/artigo187511-1.asp
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário