segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jeanine Pires destaca mudança na abordagem internacional sobre violência no Rio de Janeiro

A ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires, avaliou em seu blog(www.jeaninepires.blogspot.com) os episódios de violência no Rio de Janeiro e os impactos disso para a imagem da Cidade Maravilhosa no Exterior. De acordo com ela, houve uma mudança na percepção da imprensa internacional sobre o País.

“Diante dos imensos desafios que o Rio atravessa nos últimos dias, existe algo novo e muito importante. As notícias sobre o Brasil e o Rio no exterior acerca dos recentes episódios não se limitam a falar dos lamentáveis fatos. Falam da atuação articulada e do combate ao tráfico pelas autoridades; mencionam o apoio da população às mudanças estruturais”, avalia em seu blog.

“Tenho olhado os principais veículos dos principais mercados emissores de visitantes para o Rio e vejo a mudança de qualidade na abordagem. É claro que os fatos sobre a retomada das favelas, a invasão da polícia são mencionadas, mas a ênfase no tema do combate aos territórios antes em poder dos traficantes, o apoio da população, a união de esforços dos diversos níveis de governo são destaque das matérias”, acrescenta.

De acordo com Jeanine, “ainda muitos embates serão travados”, e o tema segurança pública voltará à mídia internacional em diversos momentos. “Mas aproveitar a oportunidade para mostrar ao mundo as mudanças é essencial para começar a melhorar a forma como o tema da segurança é percebido pelo estrangeiros”, diz.

Segundo dados postados por Jeanine no blog, a opinião dos visitantes de outros países sobre o Brasil é muito positiva, a vontade de voltar está em mais de 93% dos visitantes; cerca de 90% dizem que indicariam o Brasil a amigos e parentes. “O Rio de Janeiro tem sua imagem diretamente associada à do país. Além dos desafios de melhoria de serviços e produtos, a competitividade de nosso país passa também pelo tema da segurança pública”, finaliza.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/37161-jeanineviolencia-no-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário