segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ministro diz que Rio vai superar problemas até 2014

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou na Câmara, em Brasília (DF) nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, que acredita que o Rio de Janeiro será capaz de, no médio e longo prazo, superar a situação vivida na última semana – quando as Forças Armadas e a Polícia Militar ocuparam morros dominados pelos traficantes.

A situação foi avaliada durante sessão solene realizada na Câmara em comemoração ao Dia Internacional do Turismo. A sessão foi proposta pela deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) e teve como um dos oradores Claudio Magnavita, presidente do Jornal de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo. O Dia Internacional do Turismo é comemorado pelo trade todo dia 27 de setembro e foi instituído pela Organização Mundial do Turismo em 1979.

“O Rio é uma das principais portas de entrada do País, não só para o lazer, mas também para eventos”, afirmou Barretto na ocasião, lembrando que a cidade sediará o jogo final da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016. Para ele, com as medidas adotadas para combater a violência, a cidade dará um salto de qualidade.

Demanda
O ministro afirmou que o País estará preparado para receber cerca de 600 mil estrangeiros – número de turistas previstos para desembarcar no País em virtude dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele ressalta que a parceria com o Poder Legislativo será fundamental para assegurar as obras e ações preparatórias para o evento. “Os deputados jamais se negaram a aprovar projetos de interesse do turismo brasileiro e a destinar recursos para obras de infraestrutura, ações de qualificação e promoção e para realização de eventos geradores de fluxo turístico”, afirmou.

Luiz Barreto disse ainda que está otimista em relação ao crescimento do mercado de turismo já em 2010 e se mostrou confiante na capacidade do setor absorver o crescimento da demanda interna – estimada em 12% –, inclusive no setor de transporte aéreo. Até o fim do ano, a previsão é que sejam realizados mais de 60 milhões de desembarques domésticos.

Ele explica que a expectativa é que sejam incorporados ao mercado 10 milhões de novos passageiros, que estarão viajando de avião pela primeira vez. Levantamento do Ministério do Turismo indicou que 37,5% de 1.200 famílias entrevistadas afirmaram ter a intenção de viajar nos seis meses seguintes à pesquisa.

Sustentabilidade
A autora do requerimento para a realização da sessão solene, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) lembrou que, neste ano, o tema do Dia do Turismo foi “Turismo e Diversidade Biológica”, por orientação da Organização Mundial de Turismo (OMT). A parlamentar afirma que a avaliação mais comum é que a atividade turística não polui e é auto-sustentável.

Ela cita, no entanto, dados da OMT que mostram a responsabilidade da atividade turística por cerca de 5% das emissões de dióxido de carbono. Esse impacto, na opinião dela precisa ser discutido. “Como a demanda pelos produtos ecoturísticos cresce de maneira avassaladora em todo o mundo, é previsível o agravamento da situação, gerando efeitos dos mais diversos calibres sobre as populações locais, na sua economia, no seu meio ambiente e em seu patrimônio cultural”.

O presidente Michel Temer encaminhou mensagem, lida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), na qual observa que é preciso avaliar o impacto do turismo nas áreas cultural, social e política, e não apenas na economia.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/37164-ministrodizque-rio-vai-superar-problemas-ate-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário