sábado, 25 de dezembro de 2010

33,33% dos voos de Teresina (PI) atrasaram ontem e atrasos chegaram a demorar três horas, segundo Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuaria (Infraero) informou, em seu boletim, que 33,33% dos nove voos programados para este sábado pousando e decolando no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella atrasaram. Como em alguns casos, os voos atrasaram até três horas, os passageiros foram para casa e depois voltaram na hora do embarque.

A empresária Marinete Soares disse que iria embarcar em um voo para Maceió (AL), com mais 14 pessoas de sua família, previsto para às 11h30, mas tinha atrasado e o novo horário previsto de desembarque em Teresina era de 13h. “Acho que vamos para a casa, mas estamos indecisos. Como a demora é grande, nós não sabemos se voltamos para a casa e esperamos ou ficamos no próprio aeroporto”, declarou Marinete Sousa. Dos 1.099 voos domésticos programados desde a 0h em todo o país de sábado, 131 sofreram atrasos de mais de meia hora e 121 foram cancelados (11%) até as 13h, segundo balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país).

Por volta das 13h, Guarulhos apresentava 24 (23,5%) dos voos atrasados, dos 102 programados, e 5 voos cancelados (4,9%). Já no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, dos 91 voos programados, 8 (8,8%) sofreram atraso e 20 (22%) foram cancelados. Na sexta-feira (24), o aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo) chegou a ter 31% dos voos atrasados. No sábado, por volta das 13h, o aeroporto Santos Dumont, no Rio, apresentava 4 (8,5%) dos voos atrasados (entre os 47 programados) e 7 (14,9%) cancelados. No Galeão, também no Rio, entre os 60 voos, 7 (11,7%) sofreram atrasos e apenas um foi cancelado (1,7%). No aeroporto de Brasília, dos 88 voos programados, 14 (15,9%) estavam atrasados e 2 (2,3%) foram cancelados.
A greve dos funcionários das empresas aéreas, que estava prevista para quinta-feira , foi suspensa até janeiro. Na manhã de quinta-feira, quando foi anunciada a paralisação, o índice de voos atrasados era de 30,1% e o de cancelados, 5,5%.

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) conseguiu cancelar na Justiça, na noite desta quinta, liminar da Justiça Federal no Distrito Federal que estendia até 10 de janeiro a proibição de greve da categoria, sob pena de multa de R$ 3 milhões por dia no caso de descumprimento. Portanto, fica mantida a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho), da última quarta-feira , que determina atividade de 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários entre 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011.
Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, assim que receberam a notícia, os aeroviários suspenderam as manifestações feitas ontem no Rio de Janeiro, em Salvador, Confins e Brasília. "Vamos fazer uma pausa por conta do Natal e retomar amanhã o comando da campanha", disse Selma.

Ela acrescenta que a maioria da categoria dos aeroviários ainda não soube da notícia. "Esperamos resolver essa situação antes do Ano Novo. É a nossa expectativa, não quer dizer que vá acontecer", aifrmou Balbino. A greve do setor aéreo, que havia sido anunciada pela categoria, foi suspensa ontem de manhã após decisões judiciais.

fonte:http://www.meionorte.com/efremribeiro/33-33-dos-voos-de-teresina-atrasaram-ontem-e-atrasos-chegaram-a-demorar-tres-horas-segundo-infraero-148644.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário