sábado, 18 de dezembro de 2010

Arqueóloga Niéde Guidon recebe prêmios internacionais

Depois de mais de trinta anos de dedicação exclusiva às pesquisas e ao desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a arqueóloga paulista Niéde Guidon, que decidiu adotar o Piauí como sua casa, acaba de retornar da Europa e da África do Sul onde foi receber dois importantes prêmios pelo seu trabalho.

Na gigantesca cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, Niéde Guidon recebeu das mãos do diretor da Unesco, Francesco Bandarin a medalha comemorativa pelo aniversário dos 60 anos da instituição devido ao seu trabalho de divulgação e preservação do patrimônio cultural representado pela arte rupestre brasileira, em especial da Serra da Capivara.

Essa comenda só é entregue às pessoas que tem relevantes trabalhos prestados na área da pesquisa, divulgação e preservação dos patrimônios culturais da humanidade espalhados pelo planeta. A cerimônia de premiação aconteceu na universidade de Witwatersrand, na capital da África do Sul, durante encontro internacional de arte rupestre.

Da África Niéde voltou ao Brasil e logo em seguida viajou novamente, dessa vez para Europa, onde foi receber o segundo prêmio na cidade de Roma, capital da Itália. Dessa vez a premiação foi entregue pela Herity International Institute, através do diretor executivo Maurizio Quagliuolo, para o Parque Nacional Serra da Capivara, que ficou em primeiro lugar, com medalha de ouro.

O prêmio é dedicado aos lugares que preservam de maneira exemplar seus patrimônios, e para isso, os técnicos da instituição estiveram no Piauí para conhecer a Serra da Capivara e analisar o estado de conservação da região. O Herity International Institute, tem sede na Itália e todo ano concede o selo internacional de qualificação para espaços culturais.

"Esse selo é de extrema importância para mostrar o estado de conservação do Parque Nacional Serra da Capivara que ficou em primeiro lugar com a medalha de ouro, desbancando lugares muito conhecidos e importantes como a cidade espanhola de Zaragoza, que ficou com o segundo lugar com medalha de prata, e a cidade italiana de Napolés que ficou com a terceira colocação, medalha de Bronze", disse Rosa Trakalo, uma das coordenadoras da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/arte_e_cultura/202417_arqueologa_niede_guidon_recebe_premios_internacionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário