A demanda por transporte aéreo de passageiros, em voos domésticos, apresentou um forte crescimento de 18,62%, em dezembro de 2010, quando foram transportados 6,980 bilhões de passageiros quilômetros pagos (“Revenue Passenger Kilometers”-RPK), segundo o Snea, dando continuidade aos excelentes quantitativos mensais registrados neste ano.
De acordo com o Sindicato, em 2010, o excepcional comportamento da demanda mensal levou ao total de 70,210 bilhões de passageiros quilômetros pagos (RPK), acumulado entre janeiro e dezembro, alcançando um novo recorde no desempenho anual do setor para o mercado doméstico com quase 23,5% sobre o resultado de 2009 (56,864 bilhões de RPK).
“As empresas aéreas ampliaram bastante a oferta mensal, principalmente no segundo semestre de 2010, disponibilizando somente em dezembro mais de 9,5 bilhões de assentos quilômetros (“available seat kilometers” – ASK), o que representa um acréscimo de 16,22% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com o incremento na capacidade de transporte, em especial de julho a dezembro, a oferta total anual superou 102 bilhões de assentos-quilômetros disponíveis, significando um crescimento de quase 18 % sobre 2009.
Ainda de acordo com o Snea, mesmo tendo ocorrido uma acentuada queda no fator de aproveitamento (“Load Factor” – LF), de março até maio, esta situação se reverteu com o LF ficando acima de 70% em quase todo o segundo semestre (exceto em novembro – 68,4%), o que indicou um melhor gerenciamento da capacidade. Isto levou o fator de aproveitamento anual a atingir 68,81%, ou seja mais de 3,0 pontos percentuais acima do registrado em 2009 (65,76%).
O excelente desempenho da demanda por transporte aéreo no mercado doméstico nos últimos anos (2010: 70 bilhões de RPK, 2009: 57 bilhões de RPK, 2008: 47,7 bilhões de RPK, 2007: 44 bilhões de RPK, 2006: 40 bilhões de RPK, 2005: 35 bilhões de RPK) mostra que em cinco anos dobrou o total anual de passageiros quilômetros transportados pagos. Esta expressiva evolução do mercado doméstico refletiu o ciclo de crescimento sustentado pela economia brasileira, que permitiu o aumento da renda média dos trabalhadores e o acesso aos serviços aéreos comerciais para dezenas de milhões de brasileiros da chamada “nova classe C”.
Entretanto, o Snea avalia que tais resultados só puderam ser viabilizados com a utilização de aeronaves mais modernas, seguras e econômicas, além de contar também com a agilização do processo de venda, comercialização e despacho dos passageiros e suas bagagens com a implantação de novos sistemas de reservas e de outros canais de serviços automatizados, de check-in pela internet e de totens eletrônicos nos aeroportos. Tudo isso permitiu a redução dos preços das passagens e diversificação das tarifas em função da antecedência na sua aquisição, resultando na maior popularidade, competitividade e rapidez do transporte aéreo comercial.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/38518-snea-brasil-dobrou-numero-de-paxs-transportados-em-5-anos-motivado-pela-classe-c.html
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