quinta-feira, 31 de março de 2011

Ministro do Esporte convida a Fifa para conferir andamento das obras para a Copa

O ministro do Esporte, Orlando Silva, convidou o presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, para visitar o Brasil, ainda neste semestre, para acompanhar o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014. Blatter reclamou que as obras para a Copa do Mundo estão muito atrasadas, mais do que estiveram para o Mundial da África do Sul em 2010.

“Tenho certeza de que ele vai ficar muito seguro de que o Brasil vai realizar um grande mundial. Temos dez, dos 12 estádios, com obras a pleno vapor. Temos confiança de que a maior parte destes estádios será entregue à Fifa no prazo pactuado com eles”, afirmou o ministro, em São Paulo.

Entre as cidades com estádios mais atrasados estão São Paulo e Natal. No caso de São Paulo, o ministro disse aguardar o começo das obras do estádio do Corinthians, escolhido pela Fifa para sediar a Copa, nas próximas semanas. Já no caso de Natal, segundo o ministro, o problema da falta de concorrente da primeira licitação foi corrigido e uma nova licitação foi feita no começo deste mês.

Já com relação às demais obras de infraestrutura previstas, o ministro demonstrou preocupação especial com relação ao transporte. “Já manifestei a preocupação que tenho com transporte porque 70% dos projetos de mobilidade urbana necessitam começar em 2011. Existe um cronograma e o início dessas obras será fundamental para o sucesso do Mundial”.

Outra preocupação do ministro refere-se aos aeroportos, segundo ele, “uma novela de muitos capítulos”. De acordo com o ministro, as mudanças feitas pela presidenta Dilma Rousseff no comando da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável pela administração dos aeroportos do País, vai repercutir positivamente e ajudará a enfrentar os problemas.

Segundo o ministro, a forma de garantir que as obras fiquem prontas a tempo será “insistir para que o cronograma pactuado no começo de 2010 (na assinatura da Matriz de Responsabilidades com cada estado e município) seja mantido”.

Os atrasos, disse o ministro, se deram principalmente porque muitas cidades tinham apenas conceitos ou ideias das obras que deveriam ser feitas para a Copa do Mundo, mas não projetos.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/39234-ministro-do-esporte-convida-a-fifa-para-conferir-andamento-das-obras-para-a-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário