domingo, 22 de maio de 2011

Jamaica espera aumentar em até 200% o número de turistas brasileiros

Ministério do Turismo da Jamaica em parceria com o Escritório de Turismo da Jamaica e Jamaica Vecations está realizando uma missão promocional pela América Latina para divulgar o destino Jamaica. Nesta sexta-feira, 20/05, a comitiva chegou à São Paulo. O evento contou com a presença de Edmund Bartlett, ministro do Turismo da Jamaica; Alex Pace, representante encarregado da América Latina para o Escritório de Turismo da Jamaica; John Lynch, diretor de turismo do Escritório de Turismo da Jamaica e Lionel Reid, diretor executivo do Jamaica Vecations.

O turismo representa 47% da receita jamaicana em divisas, e 30% do PIB do país. Em 2010 o setor gerou cerca de US$2,2 bilhões. Cerca de 90 mil jamaicanos trabalham diretamente com o turismo, e mais de 250 mil indiretamente. De acordo com Alex Pace, no último ano mais de três mil brasileiros visitaram o país, e para 2012 é esperado um aumento entre 100% e 200% neste número. Segundo Edmund Bartlett, o crescimento se dará pelas parcerias firmadas entre o Turismo da Jamaica e operadoras e linhas aéreas do Brasil. "Contatamos cinco operadoras, como a CVC, e representantes de linhas aéreas. Daqui a quatro semanas deveremos fazer um grande anúncio sobre a venda da marca Jamaica, o caminho está aberto", disse. Alex Pace reforçou que haverá pacotes em dois ou três meses, e que devem se inciar em dezembro. Além disso a expectativa, segundo Pace, é que tenha voos semanais partindo de São Paulo diretos para Jamaica.

Outro ponto abordado foi a questão dos vistos. Hoje, é possível chegar ao país pelos Estados Unidos, com exigência de visto norte-americano, ou pelo Panamá, sem a exigência. Segundo o ministro, o governo está no processo de revisão dessa questão, e lembrou que passageiros do Mercosul não necessitam de visto de entrada no país. "Há um realinhamento global sobre a entrada nos países por conta da importância do turismo na economia", disse. "Nós queremos tornar o processo mais conveniente, voando direto para a Jamaica, ou por outro páis da América do Sul", explicou John Lynch, do Escritório de Turismo da Jamaica.

O processo de retomada do turismo jamaicano vem ocorrendo há cerca de dez anos com a construção de mais de oito mil unidades habitacionais, passando de 15 mil para 34 mil unidades; investimentos no recebimento aos turistas, como cursos de línguas; reforma nos dois principais aeroportos dos país e nas estradas. Sem revelar o tamanho do investimento, o ministro reforçou que a divulgação do destino e o incentivo ao turismo entre Brasil e Jamaica se dará agora de forma a chamar a atenção ao que o país oferece e também a sua infraestrutura. "Vamos iniciar um processo de sensibilização", afirmou Edmund Bartlett.

"O propósito da visita é iniciar uma incursão no mercado brasileiro de turismo", disse o ministro. Segundo ele a ação se justifica pelo Brasil ser uma dos líderes econômicos da América Latina, e um mercado que cresceu com a crise econômica. "É bom olharmos além do mercado tradicional, estamos olhando para o sul, esse é o contexto que nos trouxe ao Brasil". A missão, que já passou pelo Paraguai, seguirá para o Chile e e Colômbia, também uns dos principais mercados emissores de turistas para a Jamaica, assim como o Brasil.

fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,43,0,72551&IndSeguro=0

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