
A comitiva argentina, que permanece na capital gaúcha até domingo, é liderada pelo presidente da Entidade Turística Rosário (ETR), o órgão de turismo oficial da cidade argentina, Héctor De Benedictis, que veio acompanhado dos secretários de Cultura e Educação, Horacio Javier Rios, e da Produção, Sebastian Chale. De Benedictis ressaltou que as duas cidades possuem muitas semelhanças e citou a paixão pelo futebol, o engajamento político, a cultura, o clima, as paisagens, e lembrou que as duas são cidades portuárias.
O dirigente admitiu, entretanto, que os rosarinos pouco conhecem sobre Porto Alegre e, que quando vêm ao Brasil, seguem direto para as praias de Santa Catarina. O mesmo, segundo ele, acontece no sentido inverso. "Turismo na Argentina para os brasileiros ainda se resume a Bariloche ou Buenos Aires, mas Rosário tem muito a oferecer ao turista brasileiro", salientou o dirigente, frisando que Rosário é a cidade-natal do músico Fito Paez, do revolucionário Ernesto Che Guevara e da estrela do futebol mundial, o craque Leonel Messi, do Barcelona. "Queremos que os dois portos se transformem em portas para o ingresso de turistas", complementou De Benedictis.
O grupo foi recepcionado pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. Além dele, o encontro teve a presença do secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, e da Gol, única empresa aérea que opera voos diretos entre Rosário e Porto Alegre. Moraes fez uma meã culpa e reconheceu a responsabilidade das autoridades brasileiras, que na hora de divulgar o país dão muita ênfase para o sol, calor e praia. "Cerca de 1 milhão de argentinos visitam o Brasil a cada ano, mas não param em Porto Alegre. Queremos que eles descubram um outro Brasil", disse Moraes, dando como exemplo a Serra Gaúcha, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Além de Moraes, também estiveram presentes, entre outros, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul, Rita Vasconcelos, o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS e diretor superintendente da Rede Plaza de Hotéis, Resorts e Spas, Carlos Henrique Schmidt, e a presidente-executiva do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Berenice Lewin.
O workshop, que constou de apresentação da estrutura turística, dos atrativos e segmentos de turismo trabalhados pelas duas cidades, foi seguido de rodada de negócios entre agentes, operadores e empresários do setor com vista à organização e oferta de pacotes turísticos.
Integração - Desde 1994, por decretos das duas municipalidades, a capital gaúcha e Rosário são cidades-irmãs. A aproximação efetiva entre os órgãos oficiais de Turismo de Porto Alegre e Rosário foi iniciada em maio do ano passado durante o 4º Congresso de Turismo da Rede Mercocidades, ocorrido em Montevidéu, Uruguai, quando Moraes reuniu-se com De Benedictis.
Em dezembro, uma missão institucional e empresarial da capital gaúcha, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) visitou a cidade argentina com o objetivo de integrar o setor empresarial do setor para fortalecer o fluxo de visitantes entre os dois destinos. Na ocasião, foi assinado convênio de colaboração entre a SMTUR e a ETR. Principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil e país fronteiriço ao Rio Grande do Sul, a Argentina é um dos mercados estratégicos da promoção turística internacional de Porto Alegre.
fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,108,0,74042&IndSeguro=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário