sábado, 31 de março de 2012

Aprovado lei que cria programa de desenvolvimento do turismo em MT

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou, no dia 20 de março, o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Airton Português (PSD), que cria um programa permanente de planejamento estratégico e desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. O projeto estabelece critérios e diretrizes para investimentos dos recursos públicos estaduais e federais direcionados ao turismo e gerenciados pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

O deputado argumenta que a definição de políticas públicas para o turismo com os indicativos de investimentos governamentais é o caminho principal para o desenvolvimento do setor. “A proposta do programa é que seja instituído um modelo responsável, planejado, organizado e sistêmico, possibilitando o desenvolvimento dos destinos turísticos e ampliando a competitividade da oferta turística do Estado”, afirmou Airton.

Pela proposta caberá ao órgão público estadual a elaboração do planejamento estratégico de desenvolvimento turístico, além de conceder aos municípios interessados o título de Estância Turística, observado critérios estabelecidos, a fim de distribuir as ações e os recursos de acordo com seu planejamento.

O consultor em turismo em Mato Grosso, Eliezer Neves, que trabalha com planejamento, consultoria e já desenvolveu projetos em vários estados brasileiros, afirma que o projeto aprovado é uma boa ferramenta para dinamizar o setor em Mato Grosso, porque define critérios para organizar o turismo em todas as instâncias nos municípios e aplicar melhor os recursos públicos.

Critérios:

A classificação de Estância Turística será concedida ao município que o requerer e comprovar, por exemplo, que possui atrativos de natureza histórica, artística ou religiosa, ou de recursos naturais e paisagísticos; oferecer condições para o lazer dentro do padrão mínimo indispensável de atendimento e salubridade ambiental; infraestrutura mínima capaz de atender às populações fixa e flutuante, como rede hoteleira para atendimento da demanda turística, áreas para lazer e recreação, jardins ou bosques para passeio público.

Após a concessão do título, as Estâncias Turísticas serão classificadas em bronze, prata ou ouro, de acordo com a pontuação obtida, considerando parâmetros como criação de centro de apoio ao turista (CAT), inventário de oferta turística, calendário de eventos, plano municipal de turismo e criação de um fundo municipal para o setor.

Airton Português acrescenta que tornar as ações do turismo um programa permanente trará reflexos na valorização do setor como parte importante da economia de Mato Grosso. “O Estado passará a ser influenciado por ações e investimentos programados e destinados a partir de um comprometimento dos municípios potencialmente turísticos em dar continuidade à construção de seu contexto turístico”, finalizou o deputado.

fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário