quinta-feira, 29 de março de 2012

Cachoeira do Urubu tem queda d`água de 14 metros de altura entre Batalha e Esperantina no Piauí


As folhas do pau d’arco caem suaves como uma pena sobre as rochas e o ronco é ouvido de longe sem que se perceba ainda a beleza do espetáculo das águas proporcionado pela queda d’agua na Cachoeira do Urubu, nos municípios de Batalha e Esperantina (180 km de Teresina).


As folhas que caem silenciosamente e o ronco das águas fazem parte do equilíbrio do ambiente do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, que no mês de março está com grande volume de águas em virtude do aumento de chuvas na região.


O encontro das águas que descem os paredões rochosos forma uma espécie de neblina, que é cortada com a chegada de sol mais forte, que, por sua vez, forma arco-íris.


Os respingos saídos do choque das águas em sua queda salpicam delicadamente o rosto de quem está próximo da Cachoeira do Urubu como se fosse um carinho.


A Cachoeira do Urubu é formada por águas do rio Longá, que possui outras pequenas cachoeiras e corredeiras desde suas nascentes, no município de Alto Longá até quando desemboca no rio Parnaíba.

A bióloga e professora Francisca Maria Marques, coordenadora de Meio Ambiente da Esperantina, disse que no período chuvoso a Cachoeira do Urubu atrai muitos turistas.


Dependendo do volume das chuvas, a Cachoeira do Urubu fica uma queda d’água de 14 metros de altura.

Francisca Maria informa que o rio Longá nasce na Lagoa do Mato, no município de Alto Longá, quando começa seu percurso de 320 quilômetros , onde fica sua foz, no município de Buriti dos Lopes, onde deságua no rio Parnaíba.


O rio também tem outras cachoeiras como a da Lapa, que fica em Barras;La Cachoeira da Ema; e a Cachoeira do Sapateiro.


Quando as chuvas aumentam fica um só espelho de água e não é possível ver as formações rochosas e os paredões por onde as águas escorrem.


Na Cachoeira do Urubu, o rio Longá fica com uma largura de cem metros e fica mais estreito depois da cachoeira porque fica cercado por pedras.


Maria Francisca Marques diz que todo o leito do rio Longá é rochoso. Raramente é encontrado um trecho arenoso no rio Longá, como ocorre no município de Campo Maior (82 km de Teresina), onde são formadas prainhas com bancos de areia.


A área da Cachoeira do Urubu é de 3 quilômetros quadrados , onde vivem xexéus, sabiás. O gerente de Turismo e Meio Ambiente da Esperantina, Elias Medeiros Júnior, afirma que a queda d’águada Cachoeira do Urubu fica mais intensa no períosdo chuvoso, de março a julho, quando mais de 3 mil pessoas passam pelo ponto turístico.


As árvores do entorno da Cachoeira do Urubu são altas como o pau d’arco, o mocó,mirindiba, pau ferro.

Nessas árvores são vistos os sabiás, os xexéus, as rolinhas e jaçanã.


São vários níveis de queda d’agua. As colunas de águas amareladas caem brancas dos paredões

O visitante do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu pode banhar e conhecer o espetáculo das águas passando por uma passarela de tábuas que fica sobre a queda d’água.



O pesquisador em Geociências David Das Virgens, do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), mestre em Geologia Marinha, diz que descendo a Cachoeira do Urubu tem um canyon .


“Podemos chamar de canyon do rio Longá”, afirmou David Das Virgens.


Ele afirma que a Cachoeira do Urubu é onde a erosão do rio Longá chegou a atingir o local.


“A tendência, ao longo das eras geológicas, é essa erosão prosseguir na direção de Esperantina, sempre está progredindo nessa direção”, falou David Das Virgens.


Segundo ele, as rochas da Cachoeira da Urubu são sedimentos da Formação Cabeças, de 400 milhões de anos.


“A gente chama de período devoniano, de aproximamente 400 milhões de anos”, falou David Das Virgens.

Os sedimentos são da Bacia do Parna[piba, qjue em um determinado momento geológico o mar invadiu o continente há alguns milhões de ano. A cachoeira é o registro dessa grande inundação porque esta região já foi mar”, afirmou David Das Virgens.


O pesquisador em Geociência do CPRM, hidrogeólogo e doutor em Geologia, Mickaelon Vasconcelos, firma que as camadas do globo terrestre vão se fragmentando e a água vai procurar mais fácil, como uma fissura.


“A linha do rio é uma falha. Ocorre o processo de degradação da rocha, chamada de erosão diferenciada. A rocha que está em cima é a mesma que está em baixo, só que vai ocorrer que a de cima, que é mais fragmentada e mais frágil, vai erodindo com mais facilidade.O que gera esse desnível topográfico é esse processo erosivo diferenciado entre as rochas, que são de 400 milhões de anos, mas que com o tempo”, declarou Mickaelon Vasconcelos.


Ele adiantou a característica do Piauí é ter muita água no subsolo e Cachoeira do Urubu e o leito do rio Longa são rochosos porque a água está sempre lavando e levando a areia para frente. Cachoeira é do Urubu porque aves vão comer peixes mortos. A bióloga e professora Francisca Maria Marques afirma o a Cachoeira do Urubu ganhou esse nome porque no período da piracema (de reprodução dos peixes), os pescadores coletavam os peixes maiores e deixavam nas pedras os peixes menores e os urubus começaram a chegar nas cachoeira. Mesmo sem mais peixes mortos durante a piracema, a cachoeira continua atraindo urubus, que ficam voando perto da queda d`água.

fonte: www.meionorte.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário