quinta-feira, 29 de março de 2012

Cachoeira do Xixá oferece banhos refrescantes e lírios perfumados em Batalha (PI)


Para se chegar na Cachoeira do Xixá, em Batalha (179 km de Teresina) é preciso entrar na floresta por três quilômetros de carro e caminhar por 300 metros em uma mata ainda mais fechada.


Vale a pena entrar em uma estreita trilha para chegar na queda d`água de 10 metros de altura. Em torno das rochas, grandes árvores , mas também plantas aquáticas como o aguapés e muitas flores como o lírio branco, muito perfumado.


Com as chuvas, as plantas aquáticas e as grandes árvores como o pau d’árco e a mirindiba têm um verde muito forte e puro.


O professor de Geografia e Economia da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), o geógrafo Francisco da Assis Carvalho Filho. Afirma que xixá é uma planta nativa dos Cerrados piauienses, que tem flores avermelhadas e suas folhas são muito largas e servem para forrar paneiros com o objetivo de conservar farinha, goma de mandioca e arroz, produtos muito usados na culinária local.


“Os agricultores usam a folha do xixá para forrar os paneiros e conservar os produtos por quatro cinco sem nenhum problema”, afirma Francisco de Assis Carvalho Filho.


A queda d’água de 10 metros começa em um conjunto de rochas e o porão que se formou em função do turbilhamento das águas chega de 8 a 10 metros de profundidade, formando uma piscina de águas refrescantes.


Os jovens, mais atrevidos, pulam do alto da cachoeira para a piscina que se forma com as águas em repouso.


Assis de Carvalho Filho disse que a queda d`água na Cachoeira do Xixá, como nas outras cachoeiras, se originou de uma falha geológica com a acomodação do terreno.


Uma rocha desce durante a acomodação e outra rocha se mantém no lugar formando um desnível.Antes, o riacho corria naturalmente, em um nível, e quando ocorreu a falha geológica, surgiu a queda d’água.

Assis Carvalho Filho afirmou que a biodiversidade na Cachoeira do Xixá é muito grande com felinos como a susssuarana, lagartos, cobras, a onça moçoroca, o tamanduá-mirim.


Apesar de pequeno, o riacho formado pelas águas da Cachoeira do Xixá tem muitos peixes como a Curimatá, o tucunaré, um peixe de origem amazônica.


Por vir de um lugar bastante alto, as águas da cachoeira podem fazer hidromassagem nos corpos dos banhistas.


Atrás da água tem uma gruta, o que leva a muitos católicos colocatrem santos e a rezar, em conjunto, suas orações.


Os fiéis criaram um oratório nas rochas da Cachoeira do Xixá e fazem peregrinações.

Também fazem e pagam promessa no local.


Nos paredões surgem plantas que se adaptam ao ambiente da Cachoeira do Xixá como a cara de cavalho, que tem grandes e verdes.


“Muitas plantas hidrófilas vivem no ambiente úmido e líquido da Cachoeira do Xixá”, falou Assis Carvalho Filho.


As folhas da árvore Angelim fazem um trançado como se escondesse o tesouro da cachoeira, que se mantém preservada.


Muitas flores aparecem nas trilhas ou no alto das rochas por onde deslizam as águas. São pequenas flores brancas, flores de botões vermelhos lírios brancos muito perfumados espalhados por toda a região.


Lâmina da queda d`água fica em 8 metros de largura



Quando o período de chuvas é pleno, a lâmina da queda d’ água da Cachoeira do Xixá fica com 8 metros de largura.


Ao meio-dia, a luz do sol forte cria um arco-íris na Cachoeira do Xixá, momento que é documentando pelas câmeras de fotografia e de filmagens.


Quem conhece a Cachoeira do Xixá fica encantado.


A estudante de Ciências Contábeis da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) Taisse Andrade afirmou que a Cachoeira do Xixá é um ponto turístico muito importante para a região.


“É uma cachoeira muito bonita, é muito boa. Gosto muito dessa cachoeira. É a segunda vez que venho aqui. Para mim, é um ponto turístico muito bonito nessa região”, falou Taisse Andrade.


“É a primeira vez que venho conhecer a Cachoeira do Xixá. Eu gostei muito. Achei interessantes não apenas a cachoeira como a água fria de sua piscina”, declarou o estudante João Paulo Andrade.


A estudante Naiane Andrade falou que conheceu a Cachoeira do Xixá pela primeira vez e achou muito bonita.


“A caminhada até a Cachoeira do Xixá é difícil por causa das pedras, mas a cachoeira é muito bonita”, disse Naiane Andrade.





FOTOS: MOISES SABA

fonte: www.meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário